NOTÍCIAS

Como o calor gerado pelo piso aquecido fica na área de maior aproveitamento?

Como o calor gerado pelo piso aquecido fica na área de maior aproveitamento?
19/12/2014


Para que um ambiente possa ser aquecido de forma correta é preciso que o calor gerado pelo sistema de calefação seja distribuído possibilitando o seu melhor aproveitamento.

Para isso, o aquecimento de qualquer ambiente deve sempre acontecer de baixo para cima. 

Se pensarmos no funcionamento dos aparelhos que geram refrigeração esse entendimento fica mais simples.

Na geladeira, por exemplo, a parte onde o frio é mais intenso é sempre na parte superior. Isso porque o ar frio, que é mais pesado desce e o ar quente sobe. Dessa forma se otimiza o resfriamento. 

Seguindo o mesmo princípio da física utilizado na geladeira, onde o ar frio desce e o ar quente sobe, o piso aquecido da Piso Térmico consegue fazer com que o calor gerado fique sempre na área de maior aproveitamento.

Quando o ambiente está sendo aquecido , isso acontece a partir do chão, a partir do piso. Dessa forma o ar quente, como é mais leve vai subindo e o ar frio vai descendo.

Além de se ter uma movimentação de ar eficiente, sem partículas, o aquecimento vai acontecendo de forma homogênea e otimizada.

Se o ambiente atingiu a temperatura desejada o próprio termostato vai se ajustar para apenas manter a temperatura, uma vez que o calor estará distribuído uniformemente

Agora fica mais fácil entender porque o ar-condicionado não é recomendado para aquecer os ambientes e, porque nos sentimos normalmente sufocados em ambientes que tenham ar-condicionado para aquecimento

O   ar-condicionado  lança o calor na parte superior dos ambientes. Como o ar quente não vai descer ele continua numa região onde não tem aproveitamento para aquecer o ambiente. Com isso você se sente desconfortável termicamente, pois a parte inferior dos ambientes continua mais fria, o que contribui para que os pés estejam frios e gelados, ao passo em que no rosto você irá sentir um calor maior que no restante do seu corpo. Isso é desconforto térmico. 

Além dessas desvantagens o ar-condicionado, durante o processo de aquecimento, acaba retirando a umidade do ar e pela combustão dos gases gerando um ambiente não tão saudável.

Dessa forma, se você quer garantir que terá otimização no aquecimento da sua casa, saúde e qualidade de vida, você precisa conhecer agora um pouco mais sobre o piso aquecido da Piso Térmico. 

Que tal começar pelo que alguns dos nossos clientes percebem sobre o piso aquecido ?