NOTÍCIAS

O segredo do piso aquecido: o ar frio desce e o ar quente sobe!

O segredo do piso aquecido: o ar frio desce e o ar quente sobe!
16/12/2014


O piso aquecido da Piso Térmico é hoje o melhor sistema de climatização disponível para as regiões, pois o aquecimento dos ambientes se dá através da irradiação de calor através do piso.

Vamos entender um pouquinho melhor como isso acontece. 

Para isso, pense um pouquinho: 

Você já se perguntou porque os balões a gás sobem?  

Ou talvez você já tenha se perguntado como funciona uma geladeira?

Os princípios da física que explicam o funcionamento desses dois equipamentos são os mesmos que explicam o desempenho do ar-condicionado e do piso aquecido da Piso Térmico e são estudados dentro do que chamamos de termodinâmica. 

A termodinâmica é, portanto, uma área da física onde se estuda relações entre as diferentes formas de energia e a transformação de um tipo de energia em outro.

Um dos princípios mais conhecido sobre aquecimento e refrigeração de ambientes e produtos é o da troca de calor, ou seja, a convecção térmica dos gases.

As moléculas frias são mais condensadas e mais pesadas que as moléculas quentes. Assim sendo as moléculas quentes, mais esparsas e mais leves tendem a subir.

Esse é o princípio que rege a grande maioria dos equipamentos e eletrodomésticos que se utilizam das opções de refrigeração ou aquecimento.

Na geladeira o gelo se forma na parte superior. Por isso, as partículas frias descem e o calor sobe, gerando uma troca de energia benéfica à conservação dos alimentos.

Nos balões de gás as moléculas aquecidas sobem e passam a ocupar um espaço maior o que aumenta o seu volume, sem aumentar seu peso, permitindo que o balão flutue. 

Nos aparelhos de ar-condicionado o processo também é esse: o ar frio desce e o ar quente sobe . Por isso os aparelhos de ar-condicionado para refrigeração devem ser instalados na parte superior das paredes. 

Agora fica claro também porque não se recomenda ar-condicionado para aquecer os ambientes, pois ele irá jogar o ar quente no nível superior dos ambientes, não havendo, dessa forma, uma troca de temperatura adequada e gerando sensação de desconforto, uma vez que o ar frio permanecerá na parte inferior e o ar quente será sentido pelas pessoas primeiramente nas suas cabeças. 

Já o piso aquecido da Piso Térmico é o sistema ideal para aquecer a sua casa, pois o aquecimento inicia no piso, possibilitando que o ar frio desça e o ar quente suba , o que gera uma sensação térmica mais agradável.

Planeje corretamente os sistemas de aquecimento de sua casa, pois você será o maior beneficiado.

Entenda mais sobre o Piso Térmico.