NOTÍCIAS

Como funciona o condicionador de ar?

Como funciona o condicionador de ar?
16/12/2014


O condicionador de ar é um aparelho presente na grande maioria dos lares e empresas. 

Na realidade ainda existe uma certa confusão sobre a terminologia que envolve o mundo da climatização. 

Assim sendo, vamos entender os termos envolvidos primeiro.

Condicionador de ar e ar-condicionado são sinônimos e se referem ao mesmo aparelho que possibilita o condicionamento do ar e o altera para um nível mais frio ou mais quente de acordo com a sua regulagem.

O ar resultante desse processo é que é chamado de ar condicionado (note que nesse caso sem hífen), que designa portanto, o ar modificado pelo condicionador de ar

Outra forma correta de se expressar é aparelho de ar condicionado

É importante contudo ter a clareza da diferença entre ar-condicionado e ar condicionado, sem o uso de termos anteriores como aparelho, nesses casos:

- ar-condicionado é o aparelho em si, sinônimo de condicionador de ar

- ar condicionado é o ar modificado pelo aparelho ( condicionador de ar ). 

Os condicionadores de ar podem ser de janela ou de parede. Os de janela são instalados em buracos específicos para essa finalidade. Já os de parede, como o nome diz tem a parte interior instalada na parede e a parte do motor instalada em outro ambiente externo. 

Existem condicionadores de ar de diferentes tipos e formatos, os que são específicos para serem instalados nos tetos, nos cantos dos ambientes e ainda os portáteis. 

Uma característica que você irá observar em todos os condicionadores de ar é que eles sempre são instalados na parte superior dos ambientes. 

Longe de ser uma escolha estética, essa prática tem a ver com a funcionalidade do condicionador de ar .

Quando o ar frio é introduzido no ambiente, ele acaba descendo, em função de suas partículas serem mais leves, com isso o ar quente sobe e, o ambiente se refrigera de forma mais homogênea. 

Note que esse fator que é uma vantagem para o processo de resfriamento é também a maior desvantagem para o processo de aquecimento. 

O ar quente é jogado na mesma altura que o aparelho está instalado e, como é mais leve não desce. 

Assim o piso e a parte inferior dos ambientes tende a ficar gelada e o ar na parte superior mais quente. 

Esse é o principal motivo pelo qual na maioria das vezes nos sentimos mal ao entrar em um ambiente aquecido por ar condicionado. 

Além da sensação de sufocamento (pois o condicionador de ar consome oxigênio no processo de produção do calor), sentimos o desconforto térmico, ou seja a oscilação de temperatura entre o ambiente e o nosso corpo de forma diferente dos pés a cabeça. 

O entendimento do funcionamento do condicionador de ar ou do ar-condicionado permite concluir que esse aparelho não é eficiente no aquecimento dos ambientes.

O que fazer então?

A solução utilizada por muitos países da Europa e da América e, que hoje está disponível no Brasil é a adoção do piso aquecido da Piso Térmico. 

O piso aquecido funciona com o mesmo princípio da física que o condicionador de ar se utiliza para resfriar o ambiente, ou seja, o ar quente sobe e o ar frio desce

A diferença é que o calor é irradiado a partir do piso e com isso, sendo constituído por partículas mais leve sobe. Como ele inicia do chão para o restante do ambiente vai gerando um aquecimento uniforme e gostoso. 

A região do nosso corpo que mais sentimos frio são os pés e, no aquecimento por piso justamente nos pés é o primeiro local onde perceberemos o benefício desse sistema de calefação. 

Além disso o piso aquecido elimina toda a umidade de pisos e paredes e, como não consome oxigênio é uma solução saudável para você e sua família terem conforto ambiental durante os dias frios e úmidos.

Quer saber mais?

Descubra o que pensam as pessoas que já usufruem do piso aquecido da Piso Térmico

Conheça os 50 benefícios da Piso Térmico

Precisa de alguma ajuda? Contate-nos através de um dos nossos canais digitais

.    Site

.    Blog

.    Facebook

.    Google +

.    Twitter

.    Youtube