NOTÍCIAS

O que é calor e qual sua influência em nossa vida?

O que é calor e qual sua influência em nossa vida?
17/12/2014


Como transformar o calor no seu aliado.

O calor é a essência da vida. Tudo o que possui vida e se desenvolve necessita do calor e da luz advinda do sol. 

A vida é realmente algo inexplicável e se olharmos para isso vamos nos dar conta da beleza e a singeleza que o nosso universo apresenta. 

Da mesma forma que o calor tudo na nossa vida precisa ser dosado, tudo. Trabalho demais faz mal, trabalho de menos não permite desenvolvimento. Comer em excesso é algo que nos prejudica, comer pouco nos deixa fracos. 

Simples assim, a vida precisa apenas ser dosada em tudo o que fazemos, nem mais, nem menos, apenas a medida certa. 

Voltando a falar de calor , no inverno sentimos falta dele e, no verão em muitos casos reclamamos dele. Afinal de contas gostamos ou não do calor?

Com certeza gostamos de nos sentir confortáveis.

O calor que queremos para nossa vida e que nos possibilita uma sensação de bem-estar e de conforto é aquele que nos permite estar em harmonia entre a nossa temperatura e a temperatura ambiente, ou seja queremos sentir que a troca de calor entre nós e o ambiente não nos afeta ao ponto de prejudicar nosso desempenho ou nosso estado de ânimo.

Com certeza, conviver em ambientes que oferecem conforto térmico nos traz resultados mais qualitativos tanto para o trabalho quanto para as nossas atividades pessoais. 

Pense nos diversos momentos em que devido ao calor excessivo você se sentiu muito cansado, amoado, desanimado, sem forças.

Por outro lado pense em dias de extremo frio nos quais você precisou muita força de vontade e motivação pessoal para colocar em ação as suas atividades. 

O ideal é que as pessoas já incluam no ato do planejamento de suas casas ou seus ambientes de trabalho, as melhores soluções para lidar com os dias de frio e calor intenso.

As tecnologias atuais permitem a adoção de sistemas que são seguros, sustentáveis e oferecem garantia por toda a vida.  

Um desses sistemas que pode ser adotado nas regiões onde se tem períodos de frio e umidade é o piso aquecido .

O piso aquecido não gera ruídos, é instalado sob o piso escolhido (revestimento) e possibilita o aquecimento de forma uniforme

Como o calor é irradiado do chão, o aquecimento acontece de baixo para cima, gerando uma sensação gostosa de conforto. Ao contrário do ar-condicionado os pés serão os primeiros a serem aquecidos. 

O piso aquecido pode ser utilizado com qualquer tipo de piso, sejam pisos quentes ou pisos frios

Contudo se você optar por pisos frios e viver em uma região que alterna estações de frio e calor você tem um ganho duplo.

Além de aquecer os seus ambientes de forma inigualável no inverno, em conjunto com o piso aquecido , proporcionando uma sensação mais agradável no inverno, os pisos frios são mais frescos durante o verão e podem ajudar também a deixar os ambientes com temperaturas mais amenas nos dias quentes. 

O consumo do piso aquecido equivale ao consumo do uso de ar-condicionado para climatizar um mesmo ambiente. A diferença principal é a qualidade do ar que se respira, pois o piso aquecido não retira a umidade do ar e não consome oxigênio.

Para os dias mais quentes sugere-se que você continue utilizando o ar-condicionado, contudo você pode optar por um aparelho que apenas esfrie. 

O ar-condicionado quando foi concebido era para ser apenas um refrigerador de ambientes, exatamente por isso as adaptações realizadas nos projetos para que ele pudesse aquecer os ambientes ainda não conseguiram resolver o problema principal que gera o ressecamento do ambiente e aquela sensação de sufocamento.

Ainda tem dúvidas, saiba mais sobre ar-condicionado e sistemas de aquecimento no nosso site. Temos diversos posts que podem lhe ajudar.

Fique a vontade para nos contatar em nossos canais digitais. Estamos aqui para lhe ajudar.