NOTÍCIAS

Piso de Parquet

Piso de Parquet
06/08/2015


O piso parquet ou parquê como é conhecido por alguns é constituído a partir de pequeninas peças de madeira unidas que formam um placa.

Erroneamente muitas pessoas tratam o piso parquet e o piso taco como sendo o mesmo tipo de piso. Porém, eles são diferentes.

O piso parquet constitui-se no tipo de piso que apresente as menores peças de piso de madeira disponível. Por isso são unidas em uma espécie de placa. Na parte superior dessa placa são protegidas com papel ou outro tipo de material similar e a outra extremidade já vem aplicada a cola para ser diretamente assentada no contrapiso.

Para a instalação do piso parquet é necessário que o contrapiso esteja nivelado e impermeabilizado.

Dentre 10 a 20 dias após a colocação, dependendo das condições climáticas o piso parquet pode ser finalizado com os processos de lixamento e calafetação e, se necessário a aplicação de camadas protetoras de sinteco ou outros produtos que se deseja utilizar.

O piso parquet é produzido a partir de madeira maciça. Como é formado a partir de peças pequenas evita o desperdício de matéria-prima e, se torna, com isso, uma das opções mais acessíveis para a instalação de um tipo de piso de madeira.

Sendo madeira o desenho das peças é único, diferente em cada uma delas, o que pode apresentar vantagens e desvantagens.

Vantagens por ter um piso único, exclusivo, pois cada peça é singular.

Desvantagem pois as mudanças de tonalidades entre as peças podem não combinar com o seu estilo decorativo.

Image title

O piso parquet vem sendo utilizado por séculos e pode embelezar os ambientes se for corretamente planejado e instalado.

Sua manutenção é relativamente fácil, pois não necessita de material de limpeza abrasivos ou ásperos.

Pode ser lixado quando necessário. Esse processo pode ser realizado entre 2 a 3 vezes dependendo do tipo de piso parquet que você instalou. O processo de lixamento renova o piso parquet dando ao ambiente um ar moderno e clean.

É importante ter cuidado com a umidade, pois sendo um piso de madeira, o piso parquet pode sofrer deterioração. Por exemplo jamais use sobre o piso de parquet piso vinílico. O Piso vinílico impede a troca de umidade entre o piso e o ambiente, com isso a umidade irá se concentrar entre o piso parquet e o piso de vinílico o que acarretará inclusive em apodrecimento do piso.

Isso não é uma exclusividade do piso parquet e sim de qualquer tipo de piso de madeira, que precisa trocar umidade com o ambiente.

Outro cuidado é evitar que o piso parquet seja constantemente submetido à luz solar, pois isso pode levar o piso parquet a desbotar e perder a sua tonalidade.

O processo de limpeza do piso parquet é simples, bastando uma vassoura com pelos e, no máximo um pano úmido para a limpeza. Nunca lave com água em abundância pois as peças poderão ser danificadas.

Quer saber mais sobre os diferentes tipos de pisos que você pode usar na sua construção ou na sua reforma. Acesse o nosso blog e confira os diversos post que preparamos para você.

Saiba também como deixar a sua casa num conforto só, mesmo se você é apaixonada por pisos frios.

Conheça a Piso Térmico e entenda como o piso aquecido daPiso Térmico pode ser utilizada com qualquer tipo de piso.

Fontes:

http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/

http://sao-paulo.all.biz/