NOTÍCIAS

Piso Vinílico

Piso Vinílico
28/04/2015


O piso vinílico , embora confundido muitas vezes com o piso emborrachado, não é produzido a partir da borracha e sim a partir de resina de PVC. 

O PVC é um tipo de plástico. É uma sigla que significa "Polyvinyl chloride", em português Policloreto de polivinila (ou policloreto de vinil). É um produto obtido a partir do etileno e do cloro e, a ele podem ser adicionados determinados componentes como plastificantes, estabilizantes, lubrificantes, pigmentos, espumantes.

Alguns tipos do piso vinílico já são fabricados com parte da matéria-prima reciclada. 

O piso de vinil tem se tornado o queridinho em projetos modernos, pois é possível fazer desenhos com recortes do piso.

A grande variedade de estilos, texturas e cores dos pisos de vinil permitem hoje que se tenha um piso vinílico imitando qualquer tipo de material, de madeira a porcelanato, ou criando diferentes tipos de ladrilhos ou desenhos, nas mais diferentes estampas e cores. 

Além disso, outra vantagem que o piso vinílico oferece é a facilidade de limpeza. Não acumula pó, bastando uma vassoura de pelo ou um pano úmido para realizar a sua limpeza. Se for do seu desejo também é possível utilizar cera no piso vinílico para realçar ainda mais as formas escolhidas.

O piso vinílico também é indicado para pessoas que tenham alergias pois o material é hipolargênico, ou seja, não produz e nem estimula alergias. Além de ser antialérgico, o piso vinílico não retém poeira, evita traças, não mancha, não absorve água e diminui o impacto do barulho.

O piso vinílico pode ser encontrado no formato de: tapete, placa, réguas ou manta. 

Para realizar a instalação o tipo do piso vinílico pode ser:

- Autocolante - quando a cola já vem no próprio piso e basta retirar a camada protetora para colá-la no contra piso.

- Solta - nesse caso é necessário o uso de cola específica recomendada pelos fabricantes. 

- Click - Nesse formato o piso vinílico é apenas encaixado. Essa forma possibilita trocas mais simples tanto se você quiser modificar o seu tipo de piso, quanto no momento de uma mudança, onde você pode literalmente levar o piso da sua casa consigo. 

O processo de instalação do piso vinílico requer alguns cuidados importantes na parte da instalação do contrapiso, assim como no piso linóleo. É preciso que o contra piso esteja muito bem alinhado, liso, livre de qualquer sujeira, umidade ou ondulação. Recomenda-se o uso de uma massa niveladora constituída de cimento e cola antes de aplicá-lo. 

Sugere-se também que a instalação não seja realizada num dia muito quente ou com exposição ao sol, pois devido a composição do material o piso pode ceder um pouco nessas condições e posteriormente apresentar pequenas alterações. Caso os dias estejam muito quentes, procure climatizar o ambiente antes de realizar a instalação. 

Tendo-se esses cuidados o piso vinílico garantirá aos seus ambientes um resultado muito bonito. 

Não se recomenda a instalação do piso vinílico nos ambientes úmidos da sua casa, como lavanderia, banheiro e cozinhas, pois nesses ambientes a umidade normalmente é maior, bem como a necessidade de uma limpeza mais pesada. 

No caso de reforma, o piso vinílico pode ser instalado sob qualquer outro tipo de piso frio, desde que devidamente nivelado. No caso do chão ser de madeira, recomenda-se sua remoção, pois a madeira gera umidade, interagindo com o ambiente. 

Se o piso vinílico for instalado sobre a madeira, como ele não permitirá a respiração da madeira, ela tende a ficar úmida e acabar apodrecendo. Portanto se você tem piso de madeira, qualquer tipo e vai optar pelo piso vinílico , a melhor opção é remover a madeira existente, nivelar o contrapiso e só então instalar o piso vinílico

O prazo de vida dos pisos vinílicos depende da marca e do local onde estará instalado, podendo durar de 10 a 30 anos. Existem alguns tipos específicos para serem instalados em áreas de alta circulação de pessoas. 

Para deixar o ambiente ainda mais belo o rodapé pode ser aplicado a partir do próprio piso vinílico , da mesma forma que se faz com o corte de peças de porcelanato ou mármore, bastando para isso o recorte das peças do piso vinílico de acordo com a altura do rodapé desejado. 

Todos os pisos possuem as suas vantagens e desvantagens. A escolha vai depender do seu estilo, das características que são importantes para você e da região na qual você mora. 

A Piso Térmico quer lhe auxiliar na tarefa de conhecer um pouco mais sobre os pisos, por isso tem hoje mais de 20 post que detalham os diferentes tipos de pisos existentes. Confira e tire as suas dúvidas. 

Se você mora numa região fria, como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná ou São Paulo, saiba que para aquecer os seus ambientes você pode instalar o piso aquecido da Piso Térmico com qualquer tipo de piso. 

Você ainda não conhece o piso aquecido? Então acesse o vídeo que preparamos para você ou nos contate. Estamos a sua disposição.