Você já ouviu falar de piso de madeira estruturado, ou piso pronto de madeira engenheirado?
Não? Então vamos entender o que são esses tipos de piso de madeira e quais as vantagens que eles apresentam.
Primeiramente, são pisos de madeira, lógico. Porém, não de madeira maciça.
O charme e a elegância do piso de madeira continuam conquistando inúmeras pessoas. Os pisos de madeiras são amplamente utilizados em quartos e áreas sociais. Oriundos de madeira nobre os pisos de madeira natural maciça apresentam um alto investimento para ser instalado.
Além disso o processo de instalação do piso maciço é demorado em função da necessidade de lixamento, impermeabilização e aplicação de resina ou verniz, que precisa ser realizado após a instalação do piso de madeira maciça na obra e do tempo necessário entre essas etapas.
A indústria de pisos vem buscando, ao longo dos anos, desenvolver novos produtos que possam aproveitar melhor a própria madeira , facilitar e agilizar o processo de instalação e ainda garantir a qualidade e a beleza que cada peça de madeira individualmente possui.
Um dos primeiros avanços foi o surgimento do piso pronto de madeira maciça, que possibilita uma rápida instalação de piso maciço a partir de peças padronizadas e finalizadas na indústria. Entenda mais no post sobre piso pronto de madeira maciça.
O outro tipo de piso é o piso engenheirado ou estruturado . Constitui-se de um piso de madeira maciça nobre na parte superior mas com melhorias na engenharia interna do produto. Ou seja, a camada inferior é constituída por uma estrutura de camadas intermediárias de chapas de madeira compensada, distribuídas transversalmente, o que torna a peça do piso mais estável.
Com o uso dessas duas estruturas de matérias primas diferentes tem-se uma grande economia no uso de madeira nobre, sem nenhuma perda para a beleza do piso e, com ganho na estrutura da peça, pois a base elaborada a partir das camadas de madeira compensada e outros tipos de madeira se torna menos suscetível a empenamento e outras intempéries, devido ao seu processo de industrialização.
O piso pronto de madeira é constituído, portanto, de lâminas de maneira natural com espessuras variadas, que são montadas sobre estruturas de madeiras formadas por MDF, aglomerados ou mesmo peças de madeira natural menores, que talvez seriam desperdiçadas.
A lâmina de madeira constitui a última camada do piso pronto. É obtida de madeira nobre, das mesmas madeiras utilizadas para os pisos maciços, garantindo a exclusividade e a beleza de cada peça do piso.
Como a lâmina de madeira apresenta uma espessura menor que a madeira maciça, oferece também uma variedade adicional de madeiras nobres que podem ser utilizadas, justamente em função de terem o seu uso recomendado em espessuras menores, o que em alguns casos, inviabiliza a instalação de piso de madeira maciça.
A forma de produção do piso pronto faz com que ele seja um produto mais resistente que o laminado. Em relação a possibilidade de risco ou abrasão o piso pronto de madeira é mais resistente, inclusive, que o piso de assoalho (piso maciço).
Uma das principais vantagens do piso pronto é que as peças já vêm envernizadas e protegidas. Com isso o processo de instalação é bem mais rápido e o ambiente pode ser utilizado a partir do dia em que o piso pronto for instalado. Processo bem diferente dos ambientes que instalam piso maciço (assoalho) parquet ou taco.
O processo de acabamento das peças do piso de madeira pronto, também varia de fornecedor para fornecedor em função do tamanho e tipo das peças de piso pronto. No entanto, cada peça de piso pronto recebe entre 6 a 10 camadas de verniz com óxido de alumínio.
O uso desses elementos garante vida útil ao piso pronto e impede que ele seja riscado facilmente por atrito ou outras agressões do dia a dia, tornando o piso pronto bem mais resistente.
Normalmente o verniz utilizado é o verniz Uretano Acrílico em conjunto com o Óxido de alumínio, ou seja, com camadas de óxido de alumínio, que efetivamente protege contra riscos, atritos e desgastes.
Após a aplicação de cada camada, as peças de madeira secam em equipamentos especiais com raios ultravioletas.
Como esses pisos recebem esse tratamento especial e diversas camadas de verniz, não necessitam de cera e o processo de limpeza é muito fácil.
Os pisos prontos de madeira se dividem em:
. Piso estruturado ou piso pronto de madeira estruturado .
. Piso engenheirado ou piso pronto de madeira engenheirado .
. Piso multistrato ou piso pronto de madeira multistrato.
. Piso multilaminado ou piso próprio multilaminado.
Se você for procurar informações poderá encontrar os nomes desses pisos de diferentes maneiras. Algumas lojas de construção ou vendedores também poderão ter dúvidas sobre os tipos e suas diferenças, por isso é importante você questionar as características técnicas.
As principais diferenças entre os pisos envolvem:
- O número de vezes que o piso pode ser recuperado (lixado),
- A espessura ou o número de lâminas de madeira maciça, que está diretamente ligado ao número de vezes que o piso poderá ser recuperado,
- Matéria prima na qual a camada inferior é produzida.
O piso multilaminado não pode ser recuperado ou lixado. Por isso ele é um piso pronto de madeira nobre, com uma lâmina menos espessa, mais barato e que ao apresentar problemas precisará ser substituído.
Já o piso de madeira multistrato pode ser recuperado e tem como diferencial a matéria prima na qual a camada inferior foi constituída. Para fazer a camada inferior é utilizado pequenos pedaços de madeira nobre (que seriam descartados) cruzados na forma de mosaicos, que dão ainda mais sustentabilidade ao piso pronto.
Já a diferença entre o piso estruturado e engenheirado está na espessura e lâminas utilizadas na primeira camada. Tanto o piso estruturado quando o engenheirado podem receber manutenção, ou seja, serem lixados e recuperados com verniz, resina ou outros produtos específicos para madeira .
É importante entender a diferença entre eles para facilitar a sua escolha. A diferença afeta a qualidade e o valor final do piso escolhido.
Características comuns dos pisos estruturado, engenheirado, multistrato e multilaminado
- Consistem em uma ou mais lâminas de madeira nobre, natural, em média 3 a 6 mm, colada sobre chapas, lâminas ou compensado de madeiras.
- Estrutura de madeira projetada para receber a última camada que define o tipo e estilo do piso.
- Existe nas mesmas dimensões dos pisos de madeira sólidos ou maciços.
- Sua cor pode ser natural ou tingida.
- Normalmente são instalados em cima de mantas protetoras.
- Não trabalham, não causa empenamentos e nem frestas.
- Já vem lixado com camadas de verniz e óxido de alumínio.
- Mais barato que o assoalho maciço.
- Durabilidade mínima de 20 anos
- Conforme o fornecedor os pisos podem ser encontrados em acabamentos personalizados ou diferenciados: piso jateado, piso escovado, piso rústico, piso envelhecido e com trincas.
Se você tem dúvidas sobre os outros tipos de pisos quentes, acesse:
Pisos de Resina, Emborrachado ou Linóleo
Saiba mais sobre os pisos frios
Te convidamos também a pensar no conforto da sua família, entendendo com funciona o sistema de aquecimento de piso por piso aquecido elétrico.
O piso aquecido elétrico elimina a umidade e o frio da sua casa, gerando conforto ambiental e térmico.
Saiba por que isso é importante para você e sua família e conheça 50 benefícios que você pode obter com a instalação do piso térmico.
Fonte: