NOTÍCIAS

O que é conforto ambiental?

O que é conforto ambiental?
16/12/2014


Conforto ambiental consiste em incluirmos no planejamento da nossa casa preocupações com conforto térmico, conforto acústico, conforto visual e conforto lúmico.

Se esses termos são novos para você, ou se você não tinha pensado neles como parte do planejamento da sua obra ou da sua reforma, não se preocupe, o objetivo desse post é tirar as suas dúvidas sobre o conforto ambiental e todas as nuances envolvidas. 

Foi-se o tempo que planejar e executar uma obra era apenas se preocupar com a estrutura física e a arquitetura. Hoje mais do que nunca as pessoas querem conforto. O conjunto de condições que nos garante esse conforto na nossa casa ou trabalho chamamos de conforto ambiental. 

Assim sendo o termo conforto ambiental designa a adequação das características físicas as necessidades do ambiente para torná-lo confortável. 

Temperatura, luz, acústica, visual, qualidade do ar interno e externo são alguns dos itens importantes de serem considerados. 

Desta forma, dentro do conceito do conforto ambiental devemos entender e nos preocupar com esses  quatro enfoques: 

  • Conforto Térmico
  • Conforto Lúmico  
  • Conforto Acústico
  • Conforto Visual

O Conforto Térmico tem como objetivo garantir um ambiente confortavelmente climatizado, onde a diferença entre a temperatura ambiente e o corpo humano não gere desconforto para as pessoas que ali estiverem. 

Para isso é necessário que o projeto contemple dois aspectos, dependendo da localização do imóvel:

Como aquecer o ambiente nos dias frios?

Como refrigerar o ambiente nos dias quentes?

Essas duas necessidades no conforto ambiental precisam ser tratadas separadamente, pois as tecnologias disponíveis para a solução de ambos são diferentes e precisam ser entendidas e otimizadas.

Para refrigerar os ambientes recomenda-se o uso de ar-condicionado tipo Split e que tenham a tecnologia reverso. Se você tem dúvidas sobre isso, consulte o post que fizemos especificamente sobre ar-condicionado ou condicionador de ar

Já para aquecer os ambientes a melhor solução hoje disponível é o uso do piso aquecido

O Piso aquecido é um sistema de aquecimento por calefação elétrica, que se utiliza de cabos calefatores para aquecer o ambiente a partir do chão, de forma homogênea e saudável

Se você mora em regiões frias, o planejamento da instalação do piso aquecido precisa estar entre as suas prioridades, pois você garantirá também saúde a sua família, uma vez que o piso aquecido elimina a umidade de pisos e paredes e consequentemente do mofo e do bolor tão comum nos períodos úmidos. 

O conforto lúmico responde pela correta iluminação dos seus ambientes, bem como o planejamento de quais cômodos terão maior ou menor incidência de luz solar e, consequentemente iluminação natural.

O planejamento correto da iluminação é importante e pode interferir no humor das pessoas que convivem nos ambientes, na produção, na aprendizagem e até mesmo nas relações. 

O conforto acústico diz respeito a preocupação com os aspectos de sonorização. Quais os ambientes que deverão ser isolados? Como se dará a percepção dos sons entre as áreas íntimas e sociais da sua casa?

Para o planejamento desse item é importante que se leve em conta os gostos e a tolerância sonora dos futuros moradores da casa, para que os ambientes sejam projetados de modo a garantir o maior conforto acústico para toda a família. 

Por fim, o conforto visual diz respeito as sensações que a decoração escolhida, as cores, a distribuição dos móveis e a própria arquitetura possibilitará aos moradores. 

Novamente é importante que nessa parte, aliás como em todas, seja considerado o gosto de todos os envolvidos. 

A próxima vez que você entrar em um ambiente que te cativar, preste atenção aos detalhes e pergunte o que nesse ambiente me passa as sensações de conforto térmico, conforto acústico, conforto visual e conforto lúmico. 

É exatamente isso que acontece quando encontramos um ambiente que combina com nossas escolhas de conforto para esses quatro itens, nos sentimos bem nesses ambientes, do contrário os ambientes nos deixam agitados, incomodados ou até mesmo tristes. 

Esperamos que na sua próxima construção ou reforma você considere o planejamento do seu conforto ambiental com todo o carinho e atenção que ele merece, ou melhor, que você e sua família merecem. 

Afinal nossa casa é nosso refúgio e precisa ser um refúgio confortável. 

Caso tenha ficado alguma dúvida entre com contato com a equipe da Piso Térmico, teremos o maior prazer em ajudá-los. 

Acesse nosso blog e nosso site. Lá você irá encontrar muitas informações para lhe auxiliar no processo de planejamento e execução de obras ou reformas. 

Descubra como escolher os tipos de pisos, quais as emoções que as cores nos passam, dentre outros assuntos que possam ser do seu interesse. 

Conheça também os 50 motivos pelos quais você precisa instalar na sua casa o piso aquecido da Piso Térmico. 

Estamos a sua disposição.