PISO TÉRMICO suínos

Piso Térmico participa da Feira mais completa da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos

Piso Térmico participa da Feira mais completa da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos
14/05/2013


Benefícios do piso aquecido são apresentados aos produtores presentes na AVESUI 2013

A Piso Térmico esteve presente na AVESUI 2013 - Feira da Indústria Latino Americana de Aves e Suínos . O objetivo da feira, realizada em Florianópolis (SC), é a criação de elos para a geração de novas possibilidades de negócios.

A AVESUI já é um evento tradicional, onde anualmente produtores de aves e suínos, se reúnem em Florianópolis para atualizar seus conhecimentos nos congressos que acontecem durante a feira e para conhecer as novidades do mercado. Dentre as novidades apresentadas pode-se citar novos isolamentos térmicos para as granjas e frigoríficos, tanto suínos como ovinos, bem como robôs automáticos para alimentar as granjas.

A PISO TÉRMICO SUÍNOS marca sua presença anualmente apresentando aos produtores os benefícios que o aquecimento do piso possibilita ao setor de suinocultura. São destacados aspectos como a possibilidade de controle de temperatura de forma precisa, definindo-se com exatidão a temperatura desejada.

A adoção de piso aquecido para as maternidades ( escamoteador ) de suínos representa um ganho considerável para os produtores, pois irá solucionar um problema hoje atendido pelo aquecimento das maternidades ( escamoteador ) por lâmpadas de 150 e 100 Watts. As lâmpadas de 150 watts já foram proibidas para essa finalidade e as de 100 watts, estão com seus dias contados, pois, em médio prazo, também estarão fora dos padrões exigidos. Dessa forma os produtores que olharem de forma estratégica para o piso aquecido , além de estarem adotando a melhor solução em termos de aquecimento de ambientes para suinocultura hoje encontrada, estarão adequados ao que a legislação estabelece.

De acordo com a Embrapa, os suínos são animais homeotérmicos, ou seja, capazes de regular sua temperatura corporal, entretanto esse mecanismo só é eficiente dentro de certos limites de temperatura. Deste modo, é necessário considerar que as instalações tenham diferentes temperaturas durante as fases de vida dos suínos, mantendo um equilíbrio da temperatura ambiente e as condições de conforto desses animais, o que possibilita alcançar um maior desempenho produtivo.

Nos escamoteadores recomenda-se uso de temperaturas específicas: um dia antes do parto o correto é manter o local com a tampa e as portas fechadas sob a temperatura de 35ºC; após o nascimento dos leitões sugere-se: do primeiro ao terceiro dia 34ºC; do quarto ao sétimo dia 32ºC; do oitavo ao décimo quarto dia 30ºC; do décimo quinto dia até desmame 28ºC. Já nas chamadas creches, que é para onde os leitões vão após o desmame, um dia antes dessa transferência a temperatura deve estar a 34ºC e depois que os leitões forem colocados o ideal é 20ºC. Com certeza o uso de lâmpadas não permite precisão na definição das temperaturas necessárias. Por outro lado, um sistema de aquecimento por piso obtém mais um diferencial através do quadro de comando que garantirá a temperatura necessária para suas instalações.

Outro aspecto a se destacar é a questão da Sustentabilidade , pois a instalação do piso aquecido não agride a natureza.

Conforme reportagem concedida pelo Gerente Comercial do Grupo Álamo, Sr. Danilo Stasiak, ao Jornal O Presente Rural, como o calor fornecido pelo sistema de piso aquecido é uniforme, os leitões não precisam ficar amontoados. A vantagem também está no fato que os animais, por terem um maior conforto com o uso do piso térmico , também acabam ingerindo mais leite. Confira a reportagem completa sobre o piso aquecido na íntegra, ou se preferir baixe o arquivo em PDF.

Os padrões de qualidade oferecidos pelo Grupo Álamo fazem com que o Piso Térmico seja hoje a melhor opção em termos de piso aquecido a disposição no mercado nacional. Conheça os nossos processos , a nossa equipe de trabalho e entenda os benefícios que o aquecimento de piso pode proporcionar a produção de suínos.