PISO TÉRMICO suínos

Aquecimento de maternidade de suínos - Escamoteador Aquecido

Aquecimento de maternidade de suínos - Escamoteador Aquecido
05/11/2012


Confira as vantagens da utilização do piso térmico na criação de suínos

Na tabela acima podemos observar uma pesquisa realizada do dia 04 até 22 de julho de 2008, na qual foram colocados em prova o aquecimento de escamoteadores convencional (Lâmpada de 150 watts) e o aquecimento por piso ( Piso Térmico Suínos ). Requisitos como temperatura, leitegada, peso, desmamados, mortes e consumo de energia foram comparados.

No desmame da leitegada foi constatado:

Temperatura no escamoteador: com Piso Térmico Suínos a temperatura manteve-se constante em todo o ciclo, independendo da oscilação da temperatura externa;

Consumo de energia: com o Piso Térmico Suínos houve uma redução de 50% em relação às lâmpadas de 150 watts;

Ganho de peso: utilizando o Piso Térmico Suínos o ganho de peso foi maior em 355g por leitão. OBS: É constatado que 100g ganhos no desmame corresponde a 1Kg a mais na hora do abate. (355g = 3,55Kg à mais);

Índice de Mortalidade: houve uma redução de 0,5% nos escamoteadores aquecidos com o Piso Térmico Suínos;

Taxa de transferência: utilizando o Piso Térmico Suínos houve uma redução de 63% da taxa de transferência.

MAIS VANTAGENS DO PISO TÉRMICO SUÍNOS

Doenças Infecciosas
Um fator muito importante observado com o aquecimento Piso Térmico Suínos foi a higiene dos escamoteadores, pois não haviam partes frias dentro do mesmo. Assim o leitão só defecou e urinou fora do escamoteador. Com isso reduzimos as mortes provocadas por doenças infecciosas, pois o umbigo, a cauda e o corte da castração não entraram em contato com sujeira alguma.

Mortes Por Esmagamento

Com o aquecimento Piso Térmico Suínos diminuíram as mortes provocadas por esmagamento nos escamoteadores e baias.

- Escamoteadores: Como a tendência do calor é subir, quando utilizada a lâmpada para fazer o aquecimento, aquecia mais o teto do escamoteador que ele próprio. Assim todos os leitões amontoavam-se na tentativa de ficarem mais próximos da lâmpada, sufocando os leitões menores. Com o Piso Térmico Suínos acontece o contrario. Os leitões sentem-se confortáveis ao deitar no piso, sem provocar amontoamentos.

- Baias: o leitão, quando com diarréia, procurava o úbere da porca para se aquecer e aliviar suas dores. Com o sistema Piso Térmico Suínos o calor vem do solo, oferecendo o calor necessário, evitando que o leitão vá até a baia da porca e seja esmagado.

Manutenção, Garantia e Economia 

Os cabos calefatores produzidos pela Piso Térmico Suínos tem garantia de 10 anos, sem necessidade de manutenção. Essa durabilidade traz mais economia para o suinocultor, que, além de não precisar fazer manutenção, não terá mais a despesa da troca de lâmpadas.

Limpeza dos Escamoteadores

A limpeza dos escamoteadores continua sendo normal, podem ser usados os mesmos produtos, inclusive pode ser lavado com esguicho. Não muda nada na rotina de limpeza da granja.

Investimento com Retorno Garantido

Considerando todos os benefícios, como a redução do consumo de energia, manutenção, reposição de lâmpadas, ganho de peso e redução da mortalidade, o sistema de aquecimento Piso Térmico Suínos se paga, no máximo, com dois lotes.