O piso vinílico e o piso linóleo possuem algumas semelhanças e podemos dizer que o piso linóleo deu origem ao piso vinílico.
Frederick Walton sem querer, há mais de 150 anos criou o piso linóleo . Na intensão de criar um tecido impermeabilizante, ele adicionou ao tecido de juta, óleo de linhaça e resina de pinheiro, criando assim um material mais espesso, dando origem ao linóleo, um produto impermeabilizante e que teve diversas aplicações, inclusive o uso como piso.
No decorrer dos anos o piso linóleo passou a receber também cortiça, serragem e outros pigmentos. Se você procurar por um piso ecológico o piso linóleo é um deles.
O piso linóleo é um tipo de piso de alta durabilidade, pois pode ser utilizado pelo menos por 30 anos no local no qual é instalado.
Fonte: http://www.forbo.com/
O uso do piso linóleo não é recomendado em ambientes úmidos e externos.
Por ser um material produzido a partir de produtos naturais o piso linóleo é biodegradável e ecologicamente correto.
Infelizmente não é produzido no Brasil estando disponível para venda através de importação. Uma das empresas que distribui no Brasil é a Forbo.
Como vem protegido por cera, durante o período de 6 meses a um ano mantem-se como novo. Após esse período é necessário apenas a remoção da cera e nova aplicação, com periodicidade anual recomendada.
O piso de linóleo volta a ser uma opção no Brasil devido a sua capacidade biodegradável.
O piso linóleo pode ser encontrado em mantas ou em placas. Em mantas se destina a aplicação em ambientes maiores, oferecendo, nesse caso, a vantagem de não possuir vincos.
Os cuidados necessários para a instalação do piso linóleo são os mesmo do piso vinílico: o contra piso, precisa estar desempenado, ou seja, rígido, seco, impermeabilizado e limpo, livre de vestígios de pó, poeira, gesso, óleo ou outras substâncias que possam prejudicar a aderência do produto. Recomenda-se um alisamento com cimento e cola antes da colocação do piso linóleo ou do piso vinílico.
Matéria prima do piso linóleo :
Fonte da imagem: https://forbopisos.wordpress.com
O piso linóleo não oferece muitas opções de texturas, podendo, contudo ter diversas combinações na forma de ladrilho e ser encontrado em diversas cores em função dos pigmentos naturais utilizados.
Os pisos linóleos precisam atender a ISO 24011.
Nas regiões mais frias o piso linóleo pode ser utilizado em conjunto com o piso aquecido e, além de todas as suas propriedades, que contribuem para acústica, passa a ser a escolha ideal para climatizar o ambiente, pois em conjunto com o piso aquecido você terá um ambiente com total conforto térmico.
Quer saber mais sobre os pisos quentes?
Que tal conhecer também os benefícios de instalar na sua obra o sistema de aquecimento da Piso Térmico.