Se você tem dúvidas sobre o termo calefação recomendamos que você acesse o nosso post que fala sobre a diferença entre os tipos de vaporização e lhe permitirá entender melhor o processo da vaporização.
A calefação de ambientes nada mais é do que o aquecimento dos ambientes de forma rápida e segura.
Sua origem vem realmente do aquecimento da água para gerar conforto térmico e, apesar de parecer algo novo, ele data da época dos escravos.
Os senhores feudais tinham embaixo de seus banheiros, sistemas de caldeiras destinados a aquecer o chão nos dias muitos frios e, mantinham um escravo unicamente para realizar essa atividade.
Logicamente que de lá para cá muita coisa evoluiu.
A calefação hidráulica foi a evolução natural desse processo.
Para realizar a calefação hidráulica é necessário que se instalem uma tubulação de água e que se tenha uma sala para aquecer a água que muitos chamam de sala de máquinas ou sala de caldeiras.
Esse sistema foi muito utilizado durante vários anos.
Contudo, hoje existe o sistema de calefação elétrica , conhecido também como piso aquecido , piso radiante ou piso térmico .
No piso aquecido por sistema elétrico não há a necessidade de instalação do encanamento de água, nem espaço destinado para caldeira.
Todo o processo é realizado através de cabos calefatores que geram o processo de calefação através da irradiação de calor.
Entre os dois sistemas, hidráulico e elétrico a principal diferença está no custo de instalação, onde o sistema elétrico se torna em média 50% mais econômico e não há necessidade de manutenção, pois o sistema hidráulico necessita de manutenções constantes.
Conheça mais a fundo o sistema de calefação elétrica através desse vídeo:
Piso térmico garantindo a você e a sua família o conforto térmico merecido.