NOTÍCIAS

O que são Ácaros?

O que são Ácaros?
16/12/2014


Os ácaros são pequenos micro-organismos, invisíveis a olho nu e, por isso, muitas vezes pensamos que eles não estão conosco.

Porém, esses bichinhos microscópicos estão presentes em todas as casas e são os responsáveis por muitas doenças respiratórias, provocam espirros, coceiras, rinite alérgica, asma e até mesmo conjuntivite. 

Seu ciclo de vida dura em torno de 2 ou 3 meses.

Não há como eliminá-los definitivamente, mas sim como controlar os ambientes, mantendo-os limpos e longe da umidade.

Os ácaros adoram lugares úmidos e quentinhos e se reproduzem com grande facilidade.

O local preferido para eles se instalarem são a cama, roupas de banho, ursinhos de pelúcia, tapetes, cortinas, dentre outros.

No inverno os ácaros preferem ficar nas camas, por ser um local onde se encontram as células mortas da nossa pele (que são um tipo de ácaro ) e por ser um dos ambientes mais quentinhos, em especial logo após levantarmos. Se o tempo estiver úmido então, casamento perfeito.

O que se pode fazer é evitar ao máximo a umidade e procurar trazer claridade, luz para os ambientes, pois os ácaros não gostam de claridade.

A adoção do piso aquecido ajuda consideravelmente no controle dos ácaros

O piso aquecido  elimina a umidade excessiva que é uma das causas da proliferação dos ácaros .

O ambiente pode ser mantido a temperaturas agradáveis.

Como o piso aquecido  não movimenta o ar para realizar o aquecimento tem-se outro ganho importante, pois os ácaros não são espalhados nos ambientes.

Considerando que os ácaros adoram viver em ambientes úmidos (superior a 70%), protegidos da luz, recomendamos que se você mora numa região úmida considere com carinho instalar na sua próxima obra ou reforma o piso aquecido.

Você e sua família irão sentir a diferença. Já os ácaros .... eles estarão em menor número do que nas casas que não tem o piso aquecido instalado.

No blog da Piso Térmico você encontra outras dicas de como se prevenir dos ácaros , mofo, bolor e como manter sua casa higienizada e aconchegante para você e toda a sua família.

É importante ter em mente que as rotinas de higienização do lar são muito importantes para auxiliar no processo de combate ao ácaro.

Assim, você deve ter consciência de que é preciso deixar o seu colchão respirar durante a semana, ou seja, deixá-lo por algumas horas sem lençol, sem colchas e, se possível exposto ao sol.