Você está buscando um sistema de calefação residencial para o seu lar, mas ainda está em dúvida de qual escolher?
Separamos dois tipos de calefação para explicar um pouco mais sobre cada uma delas e quais são as suas vantagens e desvantagens. Piso Térmico ou Calefação Hidráulica, qual escolher?
Sistema de calefação residencial Piso Térmico
O Piso Térmico é um tipo de calefação que aquece por meio de irradiação elétrica. Assim, os cabos calefatores, responsáveis por aquecer o ambiente, são instalados entre o revestimento e o contrapiso.
Depois de instalado, o sistema é imperceptível aos olhos, não ocupa espaço e não interfere na decoração. Entre as principais vantagens, destacamos o fato de ser totalmente silencioso e não emitir ruídos ao aquecer.
O controle de temperatura é feito por meio de um termostato, um aparelho que é instalado na parede e tem o tamanho similar a um interruptor de luz. Com sensores de piso que são conectados ao termostato, é possível monitorar a temperatura grau a grau, além de permitir a programação.
Programando, você pode escolher em que momento deseja ligar o sistema de aquecimento. Ainda assim, recomenda-se deixá-lo sempre em funcionamento, para manter o ambiente confortável.
Outra grande vantagem do sistema Piso Térmico é que ele permite integração com assistente de voz e virtuais. Como dizemos, é o conforto de controlar a temperatura do ambiente apenas com a voz!
Para quem tem casa inteligente, onde todos os cômodos e móveis estão conectados, é ainda melhor, pois consegue integrar o aquecimento residencial a todo o resto.
Nessa mesma linha de raciocínio, você ainda pode aproveitar a energia solar para aquecer a residência. Com placas solares, você une o útil ao agradável!
E uma das grandes vantagens do sistema é que ele não precisa de manutenção! Nós contamos com equipes de profissionais altamente qualificados para instalar o sistema de aquecimento Piso Térmico.
É por isso que conseguimos fornecer garantia vitalícia enquanto o imóvel existir!
Calefação Hidráulica
Já a calefação hidráulica vai exigir um pouco mais, em todos os sentidos. Primeiro que ela precisa ser planejada e acrescentada ao projeto do imóvel, pois demanda um espaço especial.
Como o sistema aquece por meio do sistema hidráulico, é preciso ter uma casa de máquinas ou caldeira, um cômodo específico para que o equipamento possa ser armazenado. Nesse local a água será aquecida.
Nos demais cômodos da residência, uma tubulação deverá ser instalada para que a água aquecida possa percorrer.
Entre os prós e contras, destacamos, principalmente, o investimento de tempo, dinheiro e espaço que deverá ser reservado. O planejamento precisa ser feito com antecedência para que a casa possa comportar o novo cômodo.
A calefação se torna mais cara devido à casa de máquinas e ao reabastecimento do que irá gerar a combustão, seja diesel, gás ou outro tipo de combustível.
Então, qual escolher?
No momento da decisão de qual sistema de calefação escolher, pense nas necessidades da sua família e em quanto você está disposto a investir. Lembre-se que um sistema de aquecimento é um investimento para a vida e pode, inclusive, agregar valor ao imóvel.
Você também pode conferir outros conteúdos de nosso blog sobre o sistema Piso Térmico, como as vantagens do sistema em casas de campo, como aquecer o banheiro no inverno e se é possível instalar no escritório da empresa.
Para mais informações sobre a Piso Térmico, entre em contato conosco, estamos disponíveis para te ajudar!