Esse blog post é destinado a você que está buscando entender mais sobre o mundo de calefação residencial!
Vamos esclarecer quais são as etapas de instalação do nosso sistema, bem como cuidados que temos ao instalar o Piso Térmico.
As etapas de instalação
Uma informação que é importante ser esclarecida antes de começarmos a falar sobre as etapas é que o sistema de aquecimento Álamo Piso Térmico é instalado pela nossa empresa.
Nós sempre prezamos pela segurança e qualidade do sistema, assim como desejamos entregar um trabalho eficiente e cômodo para nossos clientes, por isso enviamos equipes de instalação por todo o Brasil para melhor atender aqueles que confiam em nosso Piso Térmico.
Por isso, nesse blog post nós vamos esclarecer quais são as etapas de instalação do sistema, apenas para que você fique ciente e possa compreender como tudo funciona. Fique tranquilo porque todo o trabalho é nosso!
Agora, a instalação do Piso Térmico é dividida em quatro principais etapas, sendo elas: preparação da obra; instalação dos cabos calefatores; colocação da proteção mecânica e do revestimento; e ativação do termostato.
1ª etapa: Preparação da obra
Antes de instalar o Piso Térmico é preciso, primeiro, nivelar o contrapiso até que ele apresente uma superfície plana. Utiliza-se a régua de nivelamento tendo mais atenção durante o processo para que ele fique reto.
Após, utiliza-se o molde de furação para recorte do revestimento da parede e instala-se o eletroduto (responsável por proteger os condutores elétricos) na parede. Em seguida, a caixa octogonal é colocada a uma altura de aproximadamente 1,2 metros (m), preferencialmente próximo a um interruptor.
Assim que esta etapa for concluída, a rede elétrica já pode ser instalada.
2ª etapa: Instalação dos cabos calefatores
Após aguardar 24 horas para garantir que o nivelamento esteja seco, é o momento de iniciar a distribuição dos cabos calefatores. O processo começa pela fixação das réguas por etapas.
O trabalho é todo personalizado para o ambiente, a fim de que o Piso Térmico fique bem distribuído por todo o cômodo. A atenção é redobrada para manter o distanciamento necessário das paredes, que deve ser de 10 a 15 centímetros (cm).
Nesta etapa é possível usar a régua inteira ou em pedaços, variando de acordo com a necessidade. Por isso, afirmamos que a instalação é totalmente personalizada para se adequar ao projeto da casa.
Depois de fixar as réguas, os cabos calefatores são distribuídos pelo ambiente. Um dos pontos mais importantes desse processo é manter os cabos da forma correta, sem que os fios se sobreponham e permaneçam longe da linha de furos de instalação de aparelhos.
Inclusive, é por esse motivo que é preciso ter um distanciamento maior próximo a vasos sanitários, bidês, ralos e pés de pias em banheiros, assim como na cozinha.
O próximo passo é organizar os fios que devem ser protegidos pelo duto da parede. Dentro dele ficarão as pontas dos cabos calefatores, a mangueira de cristal e o sensor de piso (que deve ir dentro da mangueira de cristal).
3ª etapa: Colocação da proteção mecânica e do revestimento
Nesta etapa é preciso molhar o piso com abundância para a colocação de 1,5 centímetros (cm) de argamassa.
Depois, o revestimento é colocado, deixando sempre uma junta de dilatação entre o revestimento e a parede. Além disso, deve-se ligar o Piso Térmico somente 15 dias após a cura da proteção mecânica, independente do revestimento escolhido.
Depois, deixe-o em funcionamento por aproximadamente 72 horas para que toda a umidade do concreto seja retirada.
4ª etapa: Ativação do termostato
Cada termostato atende ambientes de até 12 metros quadrados (m²) ou até 20 metros quadrados (m²), dependendo do modelo. Para a ligação do termostato até o piso utiliza-se um duto de três quartos de polegadas (¾”), ideal para a passagem de até três cabos calefatores.
Para os modelos de termostato que possuem sensor de piso, deve-se instalar um eletroduto extra. O sensor precisa ser instalado dentro da mangueira de cristal e ficar entre os cabos calefatores.
Outras recomendações
Após a instalação completa do Piso Térmico não se deve fazer furos no chão para não danificar o sistema de calefação. Faça marcações dos furos para afastar os cabos calefatores destes pontos, no momento da instalação.
Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre nossa empresa? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em te ajudar!