NOTÍCIAS

Piso de Madeira

Piso de Madeira
20/08/2015


Olhe com calma a imagem acima e responda:

Que tipo de madeira foi utilizada?

A resposta com certeza é fácil: madeira de demolição!

Ficou um charme, não acha? Contudo, não é madeira de demolição propriamente dita, mas sim uma madeira nobre, tratada para parecer madeira de demolição. É um tipo de piso de madeira pronto.

O valor acaba ficando mais em conta que a própria madeira de demolição, mantendo a mesma aparência, porem com características diferentes da madeira de demolição.

Vamos entender um pouco mais do mundo dos pisos de madeira.

Utilizado há vários anos em todos os tipos de construções residenciais e comerciais o piso de madeira é sinônimo de elegância, requinte, aconchego e conforto.

A facilidade com que os pisos de madeira hoje podem ser limpos e conservados é outro ponto que ajuda a mantê-lo em alta.

O objetivo desse post é levar a você o conhecimento necessário para o entendimento dos tipos de pisos de madeira naturais ou sintéticos disponíveis, as suas principais diferenças, vantagens e desvantagens.

Você sabia que existe um piso de madeira que você pode usar nas áreas úmidas sem problemas?

Que tal pensar no quarto do seu filho com um tipo de laminado que tenha desenho no próprio piso?

Pois é, essas e outras informações, desde a espessura da madeira, tipos de piso de madeira, cores e cuidados nós garimpamos e organizamos para você.

Portanto, se você é apaixonado por piso de madeira, mas ainda não tem clareza sobre a diferença entre tantos produtos disponíveis, nós lhe convidamos a ler com carinho os diversos post que preparamos sobre pisos de madeira.

Nos contate posteriormente para saber se as informações lhe foram úteis.

Já se você é um expert nesse assunto, a sua opinião será muito importante para nós e poderá contribuir para enriquecer as informações e auxiliar a todos os que estão procurando entender mais sobre os pisos de madeira.

Um aspecto importante a se destacar sobre os pisos de madeira natural é a sua beleza e singularidade, pois os pisos feitos de madeira natural possuem marcas, nós, vincos e desenhos exclusivos de uma peça para a outra que retratam a diversidade e a magnitude da natureza.

“Cada peça de madeira maciça é única. Como a impressão digital, não existem duas réguas iguais.”

Image title

Fonte: http://www.globalwood.com.br/

Ao longo dos anos muitas tecnologias foram se aperfeiçoando e contribuindo para que os pisos de madeira natural pudessem receber cuidados especiais ao serem instalados e restaurados.

Também foram desenvolvidas inúmeras pesquisas que permitiram o surgimento de materiais diversos que imitam muito bem a madeira e são monetariamente mais econômicos.

Conforme citamos anteriormente com a evolução da tecnologia, hoje existem diferentes tipos de pisos que são considerados, vendidos ou apresentados como piso de madeira, dentre eles: tapete de madeira, piso laminado, piso vinílico, piso de bambu.

Interessante salientar que a forma mais simples de identificar se o piso é de maneira natural ou de um processo industrial é olhar os desenhos. Se os desenhos seguem padrões, é um processo industrializado, pois como visto acima, na madeira natural cada peça tem um desenho exclusivo e único.

Agora que você entendeu como identificar se é madeira ou não, é importante entender também que nem todos os pisos de madeira são 100% maciços. Isso mesmo, eles podem ser de madeira tratada com partes de MDF, aglomerado e outra parte de madeira nobre, ou totalmente maciços.

Para realizar essa identificação não basta olhar é preciso um pouco mais de conhecimento.

Por isso vamos detalhar esses e outros tipos de madeira e buscar entender um pouco mais sobre cada um deles:

Assoalho ou Taboão de Madeira

É o piso natural de madeira, 100% puro.

Pode ser encontrado em diversos tipos de madeira, tons e diversos tamanhos.

É o tipo de piso de madeira mais caro e mais singular que existe.

Esse tipo de madeira é finalizado na própria obra.

Após a instalação é necessário a realização do processo de lixamento ou regulação, impermeabilização e aplicação de resina ou verniz, conforme for o caso.

O piso de assoalho ou taboão de madeira pode ser recuperado (processo de lixamento e reaplicação de verniz ou resina) até cinco vezes.

Detalhes, imagens, tipos de madeiras e outras dúvidas você encontra no post específico sobre assoalho ou taboão de maderia.

Piso pronto de Madeira

O piso pronto de madeira é um piso de madeira trabalhado e pronto para ser aplicado na obra, pois já se encontra inclusive com a devida aplicação de verniz e outros elementos protetores.

Podem ser encontrados em madeira maciça ou na forma de piso pronto engenheirado.

O piso pronto engenheirado é constituído por uma última camada de lâmina de madeira nobre, firmada sobre outros tipos de madeira que podem ser MDF, aglomerado, ou outros.

Os pisos prontos, maciços ou não, possuem tamanhos definidos pelos diferentes fornecedores.

Sua durabilidade é maior que o piso laminado.

Dependendo da sua espessura pode ser recuperado de zero a quatro vezes (processo de lixamento).

Dentre os tipos de pisos prontos iremos encontrar

         - Piso de Madeira Pronto ou Piso de Madeira Pronto Maciço

         - Piso de Madeira Pronto Estruturado

         - Piso de Madeira Pronto Engenheirado

         - Piso de Madeira Pronto Multilaminado

         - Piso de Madeira Pronto Multistrato

No nosso post sobre Pisos de Madeira Pronto você vai encontrar mais informações sobre cada um deles e a diferença entre os pisos prontos para os pisos maciços. Não deixe de ler.

Parquet

O piso de madeira parquet ou simplesmente parquet é constituído de um conjunto de pequenas peças de madeiras nobre, pode ser instalado sobre qualquer tipo de piso.

As peças vem agrupadas sob um formato de etiqueta para que permaneçam em conjunto.

Podem formar desenhos de diferentes formatos.

Embora seja muito confundido com o Taco, o parquet é ainda um tipo de piso de madeira muito utilizado. Pode ser encontrado em diferentes cores e formatos.

Por ser produzido a partir de pedaços pequenos de madeira garante um preço melhor que o assoalho ou Taboão de madeira, porém com a mesma qualidade das madeiras nobres.

Saiba mais sobre o parquet acessando o post sobre Piso de Madeira Parquet.

Taco

O piso de madeira de Taco ou simplesmente taco constitui-se na realidade de pisos de madeiras nobres cortados em tamanhos menores de forma individual, com padronizações entre 3 a 10cm de largura e 10cm a 1m de comprimento.

Com os tacos é possível realizar diversos tipos de desenhos e formações no piso. Muitos erroneamente atribuem ao parquet o nome de taco.

Confira todas as informações sobre formas de aplicação, desenhos e outros detalhes no post sobre Piso de Madeira de Taco.

Madeira de Demolição

Um dos pisos de madeira mais requintados e mais caros do momento.

O piso de madeira de demolição é oriundo de obras antigas demolidas e com madeira nobre de excelente qualidade.

Passam por diversos processos de tratamento e como já foram submetidas a diversas intempéries do tempo e do clima apresentam grande durabilidade.

Com o avanço da tecnologia alguns fornecedores já estão criando hoje pisos de outros materiais que imitiam o piso de demolição.

Entenda essa e todas as demais características sobre os pisos de demolição no post que fizemos com todo o carinho sobre Pisos de Madeira de Demolição.

Carpete de Madeira

O Piso de Carpete de Madeira é um piso que possui uma lamina fina de madeira que é instalada sobre um aglomerado. Podemos dizer que apenas o acabamento do piso é em uma folha fina de madeira.  

Diferente do piso pronto ele não é produzido a partir de madeiras mais nobres.

O seu grande diferencial é o preço, já que não possui muita resistência a riscos e abrasão.

Contudo a partir do carpete de madeira a indústria avançou e criou o Piso de Madeira Pronto.

Confira mais detalhes sobre o Piso de Carpete de Madeira.

Laminado

O piso laminado não possui madeira nobre na sua elaboração.

É na verdade um tipo de piso que imita a madeira.

Muito utilizado, o laminado é o piso que apresenta alta resistência e pode ser encontrado nas mais diferentes texturas e tons.

Além de imitar madeira pode imitar também outros materiais e ser inclusive colorido ou decorado.

O Laminado, como o nome já diz é produzido com o laminado melamínico (fólico), mais conhecido pelo nome de um de seus principais fabricantes: a fórmica.

Quer saber mais sobre o Laminado acesso o post sobre Piso Laminado

Teca

O piso de Madeira Teca é originário de uma árvore que tem esse nome. Aparece de forma separada, pois é o único tipo de madeira que não sofre as agressões da umidade. Finalmente você tem um tipo de piso de madeira, 100% natural, ecológico e que pode ser utilizado nas áreas úmidas.


Após essa rápida distinção entre os tipos de pisos é possível entender que temos dois tipos de pisos de madeira.

Os de madeira natural (Assoalho ou taboão de madeira, Pisos Prontos, Pisos de Demolição e Piso de Madeira Teca) e os de madeira que são criados a partir de outros produtos ou lâminas de madeira (Carpete de Madeira e Laminados).

Uma forma rápida para entender a diferença é pensar que os verdadeiros pisos de madeira jamais terão uma peça igual a outra, pois são obras primas e únicas da natureza e por isso o desenho natural que se forma é sempre único.

Por outro lado laminados, carpetes, tapetes, pisos cimentícios, pisos vinílicos que buscam imitar a madeira apresentam padrões iguais nas peças pois as mesmas são produzidas a partir de outras matérias primas, em série, com outros materiais buscando a similaridade com a madeira

Os pisos de madeira natural apresentam também características diferentes entre si que são importantes serem destacadas para o melhor entendimento de quem está escolhendo o piso de madeira para sua casa.

O piso de assoalho ou taboão, o piso de parquet, o piso de taco e o piso de demolição são pisos que mantem suas características naturais e são instalados normalmente na espessura de 2cm ou mais de madeira pura.

Exatamente por isso necessitam ser finalizados (lixados), impermeabilizados e, conforme desejo receber a aplicação de resina ou verniz após serem instalados. Esse processo requer um tempo maior para instalação.

Em função da sua espessura podem ser lixados, ou seja, renovados, até 5 vezes. Isso porque o processo de lixamento, embora deixe o assoalho como novo, consome entre 2 a 3mm do piso cada vez que é realizado.

O piso pronto de madeira, por sua vez, depende do tipo e do processo de fabricação utilizado. Todos os pisos prontos já vêm de fábrica com aplicação de verniz e óxido de alumínio podendo apresentar de 6 a 9 camadas.

Já o piso laminado não aceita processo de revitalização ou lixamento.

De forma simples esperamos ter esclarecido algumas dúvidas. Recomendamos a leitura dos post para cada um dos tipos de madeira apresentado.

Em relação aos tipos de madeiras, tons e cores, convidamos você a acessar no nosso site o arquivo sobre os Tipos de Madeiras para Piso. Você vai descobrir que tem muitas informações a serem entendidas para escolher o piso que mais combina com você, pois as propriedades do piso de madeira natural variam de acordo com a resistência e a dureza de cada uma das espécies.

Alguns cuidados, contudo, são importantes destacar para a escolha dos tipos de madeiras e tons:

- Procure não usar madeiras ou tipos de madeiras diferentes entre os ambientes da casa, em especial se os ambiente não forem muito grandes.

- No uso de tipos de pisos diferentes, cuide com as espessuras escolhidas, pois tipos de pisos diferentes pode ter espessuras diferentes.

- Se você quer amplitude saiba que o uso do mesmo tipo de madeira gera sensação de espaço.

Convidamos você a simular alguns ambientes com pisos de madeira. Acesse o simulador da Casa Abril e confira os tipos de pisos e os resultados alcançados.

Conheça algumas aplicações de madeira para sua inspiração.


Dicas interessantes:

  • Pisos de madeiras não devem ser instalados nos pavimentos térreos de edifícios, mesmo que residenciais, devido a se ter um maior índice de umidade.
    • Esse problema, contudo, pode ser contornado se você instalar em conjunto com o piso de madeira um sistema de aquecimento por piso aquecido.
    • O piso aquecido como é instalado entre o contra piso e o piso de madeira elimina toda e qualquer umidade do seu piso.
    • Isso acontece devido a instalação de um isolante termo acústico que impede que a umidade passe pelo contra piso e, o calor gerado é 100% aproveitado de maneira saudável no ambiente.
  • Cuidar para que o chão e os móveis não tenham a mesma cor.
  • Cuidar para que todo o processo de construção esteja pronto principalmente quando instala o piso de madeira pronto, deixando apenas a última demão de tinta, se necessário.
  • Evitar o uso de saltos de bico fino, especialmente os de metais, nos pisos de madeira.
  • Com exceção do piso de madeira Teca, os demais não são indicados para uso nos ambientes úmidos.


Gostou? Então compartilhe!

Quer mais? Conheça os nossos post sobre pisos frios e saiba tudo sobre mármore, porcelanato, pisos frios, pedras naturais e muito mais.


Referências de pesquisa:

http://www.ehow.com.br

http://www.portaldosassoalhos.com.br

http://www.pranchadosilhabela.com.br

http://revista.penseimoveis.com.br