Olhe com atenção a imagem abaixo.
Agora pense com calma e responda que tipo de piso é esse?
A impressão que passa é que é piso de madeira, talvez uma madeira nobre ou até mesmo uma madeira de demolição tratada. No entanto, esse é um piso laminado .
O piso laminado é um piso industrializado, que devido ao seu processo de fabricação, acaba sendo um piso mais resistente que a madeira.
Hoje é possível encontrar pisos laminados nos mais diferentes formatos e tons, imitando praticamente todos os tipos de pisos de madeira que você goste.
Além disso sua durabilidade é maior que a madeira e o seu preço, consideravelmente menor.
Não é por menos, portanto, que o piso laminado vem ganhando cada vez mais a preferência na escolha pelo tipo do piso.
Elegante, o piso laminado é um revestimento que tem o poder de deixar o ambiente suave. Sinônimo de aconchego, o piso laminado é utilizado principalmente em residências e ambientes de tráfego leve.
O piso laminado pode ser apresentado de forma lisa ou texturada, imitando tipos de madeiras ou pedras. Beleza, alto desempenho e funcionalidade são qualidades presentes nos pisos laminados .
Procure se informar sobre os detalhes técnicos do piso laminado antes de escolher o fornecedor.
Os tipos de piso laminado apresentam níveis diferentes de resistência a risco (abrasão) e isso pode interferir no valor dos mesmos. Procure sempre pelos que possuem alta resistência. O investimento irá valer a pena.
O piso laminado recebe esse nome porque é feito por camadas e é revestido por uma lâmina decorativa protegido por uma camada de overlay (que garante impermeabilização e brilho).
O piso laminado é composto por resina de melanina, fórmica, e óxido de alumínio, o processo de fabricação é com calor e alta pressão.
Com isso, o piso laminado apresenta uma superfície mais durável que a madeira tradicional. A parte central do laminado, conhecida também como miolo é produzida a partir de madeiras reflorestadas. Esse miolo é conhecido como HDF (High Density Fiberboard) ou Painel de Fibras de Alta Densidade, extraído de fibras de madeira.
A espessura do piso laminado varia entre 7mm a 8mm. Quanto ao tamanho é mais comum encontrarmos placas de piso laminado de 19,7x135cm e 19x120cm. Contudo isso muda muito de fabricante para fabricante.
A instalação do piso laminado é realizada sobre o contrapiso, que deve estar devidamente regularizado e liso.
Se você mora numa região fria, antes de realizar a instalação do piso laminado você pode instalar o piso aquecido. O piso aquecido é um sistema elétrico, constituído de cabos calefatores e que é instalado entre o contrapiso e o piso escolhido.
Com a instalação do piso aquecido você elimina da sua casa qualquer preocupação com umidade e frio. Você pode encontrar mais informações sobre o funcionamento do piso aquecido no nosso blog.
Caso você opte por instalar o piso laminado durante uma reforma, deve considerar que ele vai deixar o piso um pouco mais alto e requerer alguns cuidados adicionais.
Se você tem piso de madeira, o ideal é remover o piso antes de instalar o piso laminado , pois a madeira troca umidade com o ambiente e poderá apodrecer gerando problemas futuros no seu piso.
Já se a instalação for realizada sobre outros pisos frios não haverá maiores problemas, apenas o cuidado com a regularização e a limpeza do contrapiso antes da instalação do piso laminado .
Caso você tenha animais de estimação que circulam nos ambientes onde quer instalar o piso laminado , recomendamos que você repense sua escolha, pois o piso laminado não é aconselhado para locais com animais de estimação, com grande fluxo de pessoas ou que tenham muita umidade.
Desses três itens a umidade é o único que você pode eliminar e deixar de se preocupar com ela se optar por instalar junto com o piso laminado o piso aquecido.
Em função das diferentes opções de texturas, modelos e cores que você tem a disposição para escolher piso laminado vale a pena você tirar um tempinho e ver simuladores e imagens de outros ambientes que já utilizam o piso laminado.
Pontos positivos do piso laminado:
Bonito, prático, ecológico, resistente.
Onde utilizar o piso laminado:
O piso laminado é utilizado principalmente em quartos e salas.
Cuidados com o piso laminado:
Para a limpeza, basta um pano úmido e detergente neutro diluído em água. Passe o pano no sentido da textura do piso.
Não recomenda-se produtos à base de cera e silicone, pois podem manchar o revestimento.
Nunca utilizar materiais abrasivos (saponáceos, palhas e esponjas de aço), pois riscam a superfície.
Toda a vez que derrubar água secar imediatamente.
Jamais lavar ou molhar o piso laminado .
Ter cuidado com o uso de sapatos sociais de salto fino, em especial os metálicos.
Dicas sobre o piso laminado:
Não instalar o piso laminado em locais com incidência direta de sol.
Colocar feltro sob os pés dos móveis para evitar possíveis riscos.
Tons claros e tábuas estreitas aparentam um ambiente maior.