Se você está planejando uma reforma para sua casa é preciso ter cuidado com diversos aspectos para que tudo corra tranquilamente.
O objetivo desse post é ajudá-lo a entender como proceder caso você tenha um piso de madeira e quer trocá-lo por outro.
Você precisa fazer uma análise cuidadosa ou com o seu engenheiro ou com alguém que entenda da parte de pisos e revestimentos, para que possa tomar a decisão certa.
É comum escutarmos que você pode colocar outro piso sobre o piso de madeira sem problemas. Porém, não é bem assim.
A madeira é um tipo de material que troca umidade com o ambiente na qual se encontra e reage diferente a temperaturas baixas ou quentes.
Por exemplo no verão ela tende a se expandir. Assim se você instalar diretamente sobre o piso de madeira um piso frio (porcelanato, cerâmica, lajota) ou outros, a madeira vai ficar sem possibilidade de trocar umidade com o ambiente e, qualquer umidade que venha do piso que estiver sob ela poderá gerar o apodrecimento da mesma e, trazer futuramente mais complicações para você.
Por isso sugerimos que conte com a avaliação de um profissional que possa identificar se existe ou não risco de que a madeira venha a sofrer variações com a umidade dos pisos nos quais ela está assentada.
Saiba mais sobre os tipos de pisos de madeira e como eles se comportam.
E se você quer deixar sua casa ainda mais confortável depois da sua reforma, sugerimos que você conheça mais sobre o piso aquecido da Piso Térmico.