Mofo, bolor, umidade. Estes problemas podem aparecer em qualquer ambiente, desde que as condições do mesmo sejam propícias para tal. Um lugar com tendência de se manter mais úmido pode formar o ecossistema perfeito para o seu crescimento.
Além de toda a interferência visual que o mofo e o bolor causam, os problemas podem se estender à saúde daqueles que convivem no ambiente afetado. Você sabe quais são as consequências para a sua saúde?
No post de hoje nós vamos esclarecer alguns pontos sobre mofo, bolor e umidade, e como você pode eliminar de vez esse problema!
Qual é a diferença entre mofo e bolor?
Sempre que falamos sobre mofo e bolor, pensamos nos dois problemas como sendo um só. A verdade é que ambos se tratam de problemas com fungos, no entanto, cada um representa um estágio diferente, com consequências distintas.
Eles se tratam de uma formação de microrganismo constituídos por vários fungos que não podem ser vistos à olho nu. Esses fungos tendem a se multiplicar em ambientes úmidos, escuros e com pouca circulação de ar.
Entende-se o bolor como o estágio inicial da ação dos fungos. Apresenta uma textura em alto relevo de coloração cinza, mas sua remoção é consideravelmente simples e fácil. Já o mofo representa um estágio mais avançado. De cor mais escura, o mofo é mais resistente à limpeza e tem maiores chances de promover danos à estrutura.
O problema com o bolor, por si só, já é capaz de incomodar. Quando avança para um estágio mais complexo como o mofo, se torna cada vez mais difícil de lidar. E não estamos falando apenas de consequências visuais do ambiente, continue lendo para conferir o que a ação de fungos pode causar na saúde da sua família.
Quais são as consequências do mofo e do bolor?
Que os ambientes que apresentam grande incidência de umidade e que sofrem com a falta de ventilação são os lugares perfeitos para a proliferação de fungos, você já sabe. Agora, quais são as reais consequências desses problemas na vida da sua família?
Como ambos, mofo e bolor, referem-se à ação de um conjunto de fungos, as consequências podem prejudicar a sua saúde e a de quem você ama. Além de ser prejudicial para quem já sofre com asma, rinite ou sinusite, esses fungos podem causar reações alérgicas oftalmológicas e pulmonares.
Isso acontece porque, quando o esporo do mofo se espalha, ou seja, quando eles ficam pelo ar, podem ser inalados por quem está no ambiente. A reação mais corriqueira é através de espirros, obstrução nasal, tosse e coceira.
É importante lembrar que a sua saúde deve estar em primeiro lugar. Procure um médico de sua confiança ao menor sinal de problemas!
Elimine o mofo, o bolor e a umidade com Piso Térmico!
Uma pesquisa rápida pelo Google e você encontra inúmeras receitas caseiras de como eliminar o mofo e o bolor do ambiente de forma rápida. O que muitos desses sites não te contam é que, enquanto o lugar sofrer com umidade e for pouco arejado, os fungos continuarão aparecendo!
A raiz do problema está, justamente, na incapacidade do ambiente de se manter longe da umidade excessiva. E existem regiões que realmente são mais úmidas. Então, uma simples receita apenas irá eliminar o mofo ou bolor a curto prazo, mas eles voltarão a atingir estas mesmas áreas com o passar do tempo.
Para eliminar de vez a umidade, é preciso ter um sistema de aquecimento que alcance todos os ambientes. Com o aquecimento por irradiação de calor, através dos cabos calefatores, o ambiente permanece sem umidade.
O sistema Piso Térmico é instalado abaixo do revestimento do piso, proporcionando um aquecimento uniforme e gradativo, aquecendo de baixo para cima. A forma como o ar quente circula é ideal para promover o conforto térmico, que é quando todo o ambiente está na mesma temperatura agradável.
O ar quente, por ser mais denso, tende a subir, enquanto que o ar frio desce, estabelecendo uma troca de calor, até que o aquecimento cubra todo o espaço. Por essa característica, o sistema Piso Térmico acaba se diferenciando de outros tipos de aquecimento, como o aquecedor portátil, por exemplo.
Uma de suas grandes vantagens é o fato de que os cabos calefatores ficam instalados abaixo do piso, sendo imperceptíveis no dia a dia. Além disso, o Piso Térmico não interfere na decoração da casa, pois é compatível com todos os tipos de revestimentos, seja piso frio ou quente.
Quer conferir outras vantagens do nosso sistema de aquecimento? Venha conferir essa lista que preparamos com 50 motivos para você instalar Piso Térmico!
A Álamo Piso Térmico já está há 26 anos no mercado de aquecimento de ambientes, proporcionando qualidade e segurança para seus clientes! Você tem interesse em conhecer mais sobre nossa empresa? Entre em contato conosco, nossa equipe ficará feliz em auxiliar!