É um revestimento caro, porém extremamente elegante. Quando a sua instalação é bem realizada, praticamente não se vê a junção entre uma peça e outra. Embora seja uma pedra derivada de um mineral nobre, o Mármore é menos resistente que o Granito e que o Porcelanato.
Além das cores neutras hoje é possível encontrar mármores e granitos coloridos. As principais diferenças entre o mármore e o granito estão relacionadas a resistência, variedade de modelos disponíveis no mercado e preço, sendo que o granito está acima em todos os quesitos. Além disso, o mármore exige muito mais cuidados na limpeza.
O Mármore pode lascar e manchar facilmente com gordura, vinho ou outros produtos, pois são altamente absorventes, por isso recomenda-se o uso de impermeabilização, que aliada a limpeza adequada lhe garante uma longa durabilidade, ou seja, ele pode lhe acompanhar durante toda a sua vida. Além disso recomenda-se que ao derramar qualquer coisa sobre o mármore o mesmo seja limpo imediatamente, devido exatamente a sua porosidade.
Muitas residências realizam o processo de levigamento, ou seja aplicam um acabamento semi-polido, sem, contudo, ficar rústico demais.
Para quem deseja usar o mármore em regiões de praia é preciso ter um cuidado redobrado, pois o sal dissolve pedras de mármore, e pode também criar pequenos orifícios em sua superfície.
Mármore é um tipo de piso frio. Muito utilizado em locais de clima tropical, pois ajuda a diminuir a sensação de calor. Desperta a sensação de requinte e sofisticação e, agora pode ser amplamente utilizado nas regiões úmidas e frias, pois casado com o uso do Piso Térmico o piso frio pode garantir a sensação de conforto térmico durante o ano inteiro, no verão com suas características peculiares dando a sensação gostosa de pisar num piso fresquinho e no inverno, devidamente aquecido com o Piso Térmico, passando a sensação de conforto e a certeza de pés quentinhos.
Se você está pensando em usar na sua casa piso de mármore, ou se você já convive com ele no seu lar, é importante saber que o mármore é um produto macio e poroso (devido ao carbonato de cálcio), e irá reagir mal a materiais ácidos ou altamente alcalinos.
Pontos positivos:
Elegância, requinte, decoração, nobreza, durabilidade.
Tipos de mármore mais comuns no mercado:
Extraídos no Brasil: Mármore Branco Comum, Com veios verde ou cinza (Espírito Santo). Mármore Branco Especial, Com menos veios (Espírito Santo) e Mármore Bege Bahia (Bahia).
Importados: Carrara, Crema Marfil, Travertino, Buticino, Nero Marquina, Marrom Imperador.
Sintéticos: Stones, Marmoglass, Nanogles.
OBS: os materiais sintéticos são produtos industrializados e bastante resistentes. Possuem valor, geralmente, superior ao mármore e granito (naturais).
Onde usar:
Pode ser usado tanto dentro quanto fora de casa. Recomendado principalmente para revestir bases de mesas, colunas, paredes em geral, bancadas de recepções, rodapés internos, aparadores, lavatórios de banheiros, roda meios, nichos.
Cuidados:
Deve-se fazer uma limpeza frequente, pois é um piso que encarde facilmente. Para isso utilize produtos próprios à base de ácido muriático e com a ajuda de vassoura piaçava.
Evite usar limpadores que incluem amônia, vinagre (frequentemente citado como produto de limpeza alternativo), álcool, produtos de limpeza abrasivos, como Ajax, produtos comerciais de limpeza de azulejo.
Caso optar por esse material na área da churrasqueira, proteja-o da gordura, pois o mármore é altamente absorvente e pode manchar.
Dicas:
Em ambientes internos, normalmente são lisos e impermeabilizados, para evitar manchas.
No ambiente externo, prefira os mármores sem polimento, mais rústicos, que não escorregam.
Há uma grande variedade de cores e preços - quanto mais manchado, mais barato.
E, lembre-se: o Piso Térmico é o parceiro ideal para qualquer tipo de piso. Queremos que você tenha conhecimento e tranquilidade para escolher o piso que melhor combina com sua casa e com o seu estilo. O conforto térmico, esse nós lhe garantimos através do nosso sistema de aquecimento por piso (o piso aquecido).