Dúvidas

Dúvidas Frequentes sobre o piso aquecido da Piso Térmico

Dúvidas Frequentes sobre o piso aquecido da Piso Térmico
23/07/2015


Dúvidas sobre piso aquecido, piso térmico ou sistemas de calefação. Aqui você encontra diversas respostas que irão lhe ajudar. 


Bem-vindo(a) 

Esse espaço foi criado especialmente para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o piso aquecido da Piso Térmico

Abaixo estão as dúvidas que são apresentadas com mais frequência pelos internautas e por nossos clientes. Caso você tenha alguma outra dúvida, que não esteja listada aqui, pode entrar em contato conosco pelo e-mail pisotermico@pisotermico.com.br que teremos o maior prazer em respondê-la e incluí-la na lista de dúvidas frequentes. 


O que é piso aquecido ou Piso Térmico?

Preciso instalar o piso aquecido em toda a casa, ou posso instalar apenas em alguns cômodos? 

O piso térmico é utilizado somente em residências?

O uso do Piso Térmico não prejudica a qualidade do ar na minha casa?

Posso instalar o Piso Aquecido da Piso Térmico em áreas úmidas?

Como funciona o processo de controle de temperatura do Piso Térmico?

Como é realizada a manutenção do sistema de aquecimento do Piso Térmico?

Em qual etapa da minha obra devo me preocupar com a instalação do Piso Térmico?

Qual o custo de instalação do sistema de aquecimento por Piso Térmico em relação a outros sistemas de aquecimento?

Minha casa já está pronta e eu gostaria de instalar o Piso Térmico agora, como posso fazer?

Como posso otimizar o uso do Piso Térmico na minha casa?

Quanto tempo demora para que o Piso Térmico deixe o ambiente confortável?

A calefação por piso da Piso Térmico tira o oxigênio do ar?

Com quem posso obter referências sobre a Piso Térmico?

Preciso me preocupar em trocar o termostato?

Qual o consumo de energia do Piso Térmico?

O tipo de piso influencia na eficácia do Piso Aquecido?

Qual a diferença entre o piso aquecido e o ar-condicionado?

Existe riscos de choque elétrico no uso do Piso Aquecido da Piso Térmico?

A função do sistema de aquecimento Piso Térmico é aquecer o ambiente ou somente aquecer o piso?

Qual o prazo de garantia do Piso Térmico?

Por que instalar o Piso Térmico?

Qual a diferença entre o Piso Aquecido e os outros sistemas de aquecimento?

Qual o sistema consome mais energia elétrica ar-condicionado ou o aquecimento por piso?

O que é o Piso Aquecido ou Piso Térmico?

É um sistema de aquecimento elétrico instalado sob o piso da sua residência. Constitui-se em cabos calefatores que geram energia (calor). Esse calor é transmitido para o ambiente pelo revestimento do piso e produz um aquecimento saudável, uma vez que respeita a lei da física, ou seja, o ar aquecido torna-se mais denso que o ar frio, e sobe. Dando continuidade ao ciclo, o ar frio desce e é aquecido. Esse fluxo de aquecimento gera um conforto térmico que nenhum outro sistema de aquecimento consegue imitar.

Preciso instalar o Piso Aquecido em toda a casa, ou posso instalar apenas em alguns cômodos?

Embora o Piso Aquecido possa ser instalado apenas em alguns ambientes, muitas pessoas se arrependem de não tê-lo adotado em toda a sua residência. O Sistema de aquecimento Piso Térmico dispõe de uma tecnologia que permite a individualização do aquecimento por ambientes, através de termostatos instalados em cada um deles. Dessa forma é possível optar pela instalação nos ambientes desejados. Quartos, banheiros e áreas sociais são os ambientes nos quais mais se realiza a instalação do Piso Térmico.

O Piso Térmico é utilizado somente em residências?

Não, O Piso Aquecido da Piso Térmico pode ser utilizado em escritórios, ambientes empresariais, clubes, clínicas, hospitais e escolas (em especial nas salas destinadas aos pequeninos).

O uso do Piso Térmico não prejudica a qualidade do ar na minha casa?

Piso Aquecido é o sistema que possibilita o melhor ambiente interno nos dias de inverno. A redução de umidade é praticamente nula, em especial se comparada aos demais sistemas, ou seja, devido a forma como se dá o aquecimento a umidade do ar se mantém, bem como não acontece queima de oxigênio no ambiente interno.

Posso instalar o Piso Aquecido da Piso Térmico em áreas úmidas?

Com certeza. O Piso Térmico é indicado para as áreas úmidas, pois além de aquecer, auxilia na eliminação da umidade e previne o surgimento de mofo e bolor.

Como funciona o processo de controle de temperatura do Piso Térmico?

O Piso Térmico permite que cada ambiente tenha o seu próprio termostato, o que permite o controle da temperatura grau a grau, bem como a possibilita de deixar todos os ambientes na mesma temperatura, ou em temperaturas diferentes, se assim for o desejo dos usuários. Quando a temperatura desejada é atingida, o sistema deixa de consumir energia. Para cada 20m2 de piso instalado utiliza-se um termostato. O Piso aquecido é, portanto, controlado pelos termostatos instalados, que liga e desliga automaticamente a energia elétrica mantendo a temperatura desejada.

Como é realizada a manutenção do sistema de aquecimento do Piso Térmico?

A vantagem do Piso Térmico é que os cabos calefatores (que aquecem o piso) depois de instalados não precisam de nenhuma manutenção, por trabalhar em baixa temperatura. A fadiga do material é praticamente nula, tendo uma durabilidade igual ou superior a vida do imóvel (100 a 200 anos). Os termostatos eventualmente poderão necessitar de manutenção e possuem dois anos de garantia.

Em qual etapa da minha obra devo me preocupar com a instalação do Piso Térmico?

O ideal é que a instalação do Piso Aquecido já seja contemplado no projeto da obra, para que a altura do piso seja projetada corretamente. Contudo, se sua obra já está em andamento e apenas agora você se decidiu a utilizar o piso térmico, não tem problema, ele pode ser instalado adequadamente desde que você ainda não tenha concluído o contra piso.

Qual o custo de instalação do sistema de aquecimento por Piso Térmico em relação a outros sistemas de aquecimento?

O sistema de aquecimento por Piso Térmico oferece o melhor custo benefício em relação aos demais sistemas de aquecimento. O custo de instalação é menor que outros sistemas que necessitam de caldeira, infraestrutura de motores a diesel ou tubulação para gás. O custo com manutenção é zero, uma vez que o produto tem garantia permanente.

Minha casa já está pronta e eu gostaria de instalar o Piso Térmico agora, como posso fazer?

Existem dois momentos em que é possível instalar o Piso Aquecido: no início da obra ou durante uma reforma. Assim sendo, se a sua casa já estiver pronta, vai ser necessário uma reforma para realizar a instalação do Piso Térmico. Para a instalação será necessário retirar o piso existente. Caso deseje você pode instalar o Piso Térmico sobre o piso existente. Nesse caso o piso terá a elevação de alguns centímetros e, para tanto é necessário que você avalie se isso é possível na sua casa. Recomendamos que a instalação do Piso Térmico em casas já existentes seja programado junto com pequenas reformas, para otimização de custos e envolvimento de tempo comuns a qualquer obra.

Como posso otimizar o uso do Piso Térmico na minha casa?

Se você instalar o Piso Aquecido em toda a casa é interessante aquecer os ambientes de forma conjunta, pois se existirem portas abertas em um ambiente aquecido, grande parte do calor se perde, gerando desperdício de energia. Caso você opte pela instalação em apenas alguns cômodos o maior cuidado é realmente manter os ambientes fechados. Não tem necessidade de abrir janelas ou portas para ventilação ou circulação do ar. Nos dias frios, apenas pequenas aberturas já possibilitam a renovação do ar, pois o ar frio é mais denso e tende a se propagar rapidamente em qualquer ambiente. Essa é uma dica interessante, pois ao abrir os ambientes no intuito de renovar o ar (arejar) o ambiente tende a esfriar o que irá requerer mais consumo de energia para aquecê-lo novamente. Portanto mantenha os ambientes fechados e, se quiser trocar o ar utilize apenas uma pequenina abertura, pois como o Sistema de Piso Aquecido da Piso Térmico elimina mofo, bolor e outros microrganismos que se proliferam em ambientes frios e úmidos, sua família estará muito mais protegida ao estar confortavelmente aquecida.

Existe riscos de choque elétrico no uso do Piso Aquecido da Piso Térmico?

Não, em hipótese alguma. Todo o sistema é isolado seguindo rígidas normas de segurança. Além disso os materiais utilizados na instalação (réguas, cabos calefatores e termostatos) passam por processos sofisticados e rígidos controles de qualidade.

Quanto tempo demora para que o Piso Térmico deixe o ambiente confortável?

O tempo necessário depende de algumas variáveis, dentre elas: isolamento térmico, do tamanho do ambiente, dos materiais utilizados na obra e também do tipo de revestimento escolhido. Um banheiro fica totalmente aquecido e livre de umidade em menos de uma hora. O tempo necessário para os demais ambientes vai demorar da diferença entre a temperatura que se deseja e a temperatura que se encontra o ambiente, além dos aspectos anteriormente citados. Como o aquecimento acontece de baixo para cima, quando o piso começa a aquecer, você já percebe a diferença e já sente o conforto, pois os pés e membros inferiores serão os primeiros a serem beneficiados pelo sistema de aquecimento do piso térmico. Com isso você sente os benefícios do aquecimento logo nos primeiros minutos.

A calefação por piso da Piso Térmico tira o oxigênio do ar?

Como não existe compressão de gases, como nos sistemas de ar condicionado, não há queima de oxigênio, e por isso tem-se um ambiente com uma boa qualidade do ar.

Com quem posso obter referências sobre a Piso Térmico?

Temos hoje mais de 2.000 residências instaladas com o Piso Aquecido da Piso Térmico. Entre em contato conosco e lhe passaremos diversos clientes que usam o piso aquecido da Piso Térmico, para que possas tirar sua dúvidas diretamente com famílias que já usufruem desse conforto. Se se preferir acesse a seção Quem Recomenda o Piso Térmico e confira alguns depoimentos. Nossos clientes são as pessoas que tem mais autoridade para lhe dar referências, pois são eles que usufruem dos benefícios da Piso Térmico. Confira no mapa as cidades que temos hoje famílias que usufruem do nosso sistema de aquecimento. 

Preciso me preocupar em trocar o termostato?

Não. O termostato tem garantia de fábrica por dois anos. Contudo a sua vida útil é longa, e são raros os casos de troca ou manutenção do termostato. Se ele for utilizado corretamente, você possivelmente nunca terá problema com o seu termostato. Visando garantir ainda mais longevidade, preparamos um vídeo especial que explica o uso do termostato, com o detalhamento de todos os recursos e funções existentes. Acesse aqui

Qual o consumo de energia do Piso Térmico?

O gasto efetivo com energia elétrica vai depender de como o Piso Aquecido será utilizado. Da mesma forma que outros sistemas, quanto mais se usa, mais se consome.O objetivo dessa tecnologia é possibilitar conforto térmico e qualidade de vida as pessoas. Para tanto é possível que cada ambiente seja configurado com temperaturas diferentes e por tempos diferentes. Assim a própria família poderá determinar o tempo e os horários que deseja o ambiente climatizado, otimizando o consumo de energia de acordo com suas necessidades. O consumo em termos de watts equivale ao uso do aparelho de ar condicionado. O sistema de aquecimento por piso é controlado por um termostato, que liga e desliga automaticamente a energia elétrica mantendo a temperatura desejada, ou seja, otimizando o consumo. Para maiores informações entre em contato conosco.

O tipo de piso influencia na eficácia do Piso Aquecido?

Não necessariamente. Existem basicamente dois tipos de pisos, os pisos frios e os pisos quentes.O tempo de aquecimento do Piso Térmico inicial é menor nos pisos quentes (madeira, tacos e assoalhos). Contudo o nível de aquecimento e o conforto gerado será o mesmo para qualquer tipo de piso instalado.Os pisos frios, após serem aquecidos propagam o calor de forma mais eficiente pois são melhores condutores de calor que os pisos quentes e irão possibilitar uma sensação mais gostosa durante o inverno, pois você poderá sentir no seu pé o calorzinho gostoso que vem do piso.Após o piso ser aquecido, ele irá aquecer o ambiente. Dessa forma mesmo em regiões frias é possível casar a beleza dos pisos frios com o conforto térmico da Piso Térmico. Como o Brasil é um país de estações bem definidas o uso de pisos frios casado com o Piso Térmico possibilita conforto em todas as estações, pois no verão você pode ter a sensação gostosa de um piso mais fresquinho e, no inverno desfrutar de uma experiência diferente ao tocar um piso frio e senti-lo quentinho e confortável.Independente do tipo do piso que você escolher o conforto e o aconchego você tem garantido com a instalação do piso aquecido da Piso Térmico.

Qual a diferença entre o piso aquecido e o ar condicionado?

Primeiramente é preciso entender que o ar-condicionado foi concebido para refrigerar os ambientes. O uso de um artificio chamado ciclo reverso inverte o seu funcionamento e com o uso de compressão de gases direciona o ar frio para fora e o ar quente para dentro. Por isso temos aquela sensação de falta de ar quando utilizamos o ar condicionado para fazer o aquecimento do mesmo.Já o Piso Térmico nasceu para aquecer o ambiente de forma homogênea, gerando exatamente o conforto térmico que o ar-condicionado não possibilita. Por ser um sistema que aquece de baixo para cima transformando o piso num sistema que emana de forma confortável o calor para todo o ambiente. 

A função do sistema de aquecimento Piso Térmico é aquecer o ambiente ou somente aquecer o piso?

A função principal do Piso Térmico é possibilitar conforto térmico, aquecendo o ambiente de forma homogênea. Levando em consideração que a tendência do ar quente é subir e do ar frio é descer, o aquecimento se dá através dessa circulação do ar, que esquenta o ambiente a partir do piso, proporcionando um aquecimento agradável, mantendo a umidade do ar, porém retirando a umidade dos pisos e das paredes. Além disso, o piso quentinho nos dias frios gera uma sensação gostosa, pois normalmente os nossos pés são os primeiros a sentirem o efeito do inverno e, no aquecimento por piso, serão os primeiros a sentirem o efeito desse tipo de aquecimento.

Qual o prazo de garantia do Piso Térmico?

O Piso Térmico tem Garantia Permanente (para toda a vida) para os cabos calefatores, sem necessidade de manutenção. O termostato tem garantia por dois anos, contudo sua durabilidade média ultrapassa dez anos e, é raro a necessidade de manutenção do termostato.

Por que instalar o Piso Térmico?

Porque a sua família é o seu maior bem e ela merece o conforto térmico que a Piso Aquecido possibilita ao seu lar, ao seu porto seguro. O Piso Térmico é a melhor tecnologia disponível para você possibilitar a sua família um ambiente confortável, livre da umidade de pisos e paredes, sem mofo, sem bolor, e sem a proliferação de microrganismos que gostam do frio e da umidade. Além de tudo isso essa tecnologia não irá roubar espaço físico da sua obra, pois é instalada sob o piso. Quer mais motivos para instalar Piso Térmico na sua casa? Acesso o nosso site e descubra mais de 50 motivos pelos quais você merece ter o piso aquecido da Piso Térmico na sua casa.

Qual a diferença entre o Piso Aquecido e os outros sistemas de aquecimento?

O sistema de Calefação de Ambientes da Piso Térmico se destaca com relação aos outros sistemas de aquecimento - ar-condicionado, a gás, diesel, hidráulicos, ou até mesmo elétricos por oferecer as seguintes vantagens:

- Além de aquecer o piso retira toda a umidade das paredes e móveis;

- Tem o menor custo/benefício do mercado;

- É mais eficiente do que os sistemas de aquecimento por radiador, por que promove uma calefação homogênea, sem odor, sem barulho e sem vibração;

- Não queima oxigênio.

- Não movimenta partículas de pó

- Não retira a umidade do ar;

- Controle de Temperatura por termostato (regulagem grau a grau).

- Não ocupa espaço físico no imóvel, uma vez que é instalado sob o piso.

- Aquece de baixo para cima, gerando conforto térmico.

- Não necessita de nenhum tipo de manutenção.

Qual o sistema consome mais energia elétrica ar-condicionado ou o aquecimento por piso?

Isso vai depender do tempo que esses equipamentos estarão ligados e da forma como serão utilizados.Se durante o verão os ambientes ficarem aberto e o ar condicionado estiver ligado, você estará jogando dinheiro pela janela. O mesmo acontece se você ligar o termostato do piso aquecido em um ambiente aberto ou que não esteja adequadamente vedado. O consumo médio do ar-condicionado e do piso aquecido da Piso Térmico é praticamente o mesmo em termos de gasto de energia elétrica. Assim, se você costuma usar o ar condicionado por 3h para aquecer a sua casa, e, se você substituir esse consumo pelo piso aquecido, o consumo de energia será praticamente o mesmo.

O que muda é a qualidade do aquecimento, uma vez que o ar-condicionado não foi originalmente projetado para aquecer ambientes e, com isso queima o oxigênio do ar deixando uma sensação de sufoco. O que pode acontecer é que em função do conforto e do clima saudável que o piso aquecido proporciona você deseje mantê-lo ligado por mais tempo.Nesse caso você estará optando pelo seu conforto e por qualidade de vida para sua família.