NOTÍCIAS

Como funciona a automação residencial?

Como funciona a automação residencial?
16/12/2014


Automação residencial é o processo de automatizar os principais controles de sua residência ou apartamento.

Conhecemos alguns desses recursos de filmes e revistas nos quais somos apresentados às novidades tecnológicas. 

Contudo, o surgimento de um recurso de programação que integra placas e softwares, chamado Arduíno, está fazendo com que a automação residencial se torne algo possível para novos projetos residenciais

Existem no Brasil inúmeras iniciativas que já contemplam as mais diversas formas de utilização de recursos de automação industrial, seja em cidades maiores ou em cidades de médio porte onde modelos residenciais estão sendo desenvolvidos e testados. 

Mas o que é possível fazer em termos de automação residencial ?

Na prática o que significa ter automação residencial ?

São várias facilidades possíveis, vamos entender algumas delas.

Controle remoto de aparelhos eletrônicos, como cafeteiras, forno micro-ondas, máquina de lavar roupas, máquina de lavar louça, panificadora doméstica, dentre outros. 

Controle de dispositivos de movimentação de cortina, portas e janelas, possibilitando abrir e fechar os seus ambientes sem você estar presente.

Sensores de umidade que fecham janelas ao menor indício de chuva.

Sensores de movimento e de termodinâmica que permitem a leitura do ambiente e o controle da segurança, disparando inclusive chamado para a polícia ou segurança contratada no caso de identificação de pessoas não autorizadas em determinado horário. 

Controle programável do aquecimento da casa , em especial nas residências que se utilizam do Piso Aquecido da Piso Térmico , que podem programar o seu piso para aquecer o ambiente conforme o horário que estarão em casa.

Diversas outras facilidades e funcionalidades que podem ser acessadas e controladas de forma remota.

Um aspecto importante a ser destacado é que todos esses processos poderão ser controlados diretamente dos dispositivos móveis (tablets e celulares). 

Os exemplos apresentados já foram implementados em diversas casas no Brasil e podem ser ampliados e melhorados para que se possa contribuir ainda mais com o avanço no uso dos recursos tecnológicos como benefício ao ser humano.

O processo de automação residencial , tem como foco, primordial, gerar conforto aos seus clientes.

Também por isso a Piso Térmico buscou uma forma de como o aquecimento nos ambientes pode ser realizada, pois a tecnologia está aí para ser utilizada e bem utilizada a favor do ser humano.

As residências que possuem sistemas de automação residencial mais sofisticado já dispensam o uso de disjuntores ou outros acabamentos mais, digamos, "analógicos" e estão fazendo uso de tablets e celulares, que passam a funcionar como painéis de gerenciamento das informações da respectiva residência. 

Se você está pensando em juntar praticidade e conforto, o convite está lançado: pesquise mais sobre as possibilidades de automação acima listadas e descubra como o piso aquecido da Piso Térmico pode contribuir para aquecer de forma automática e homogênea sua casa, em especial nos dias mais frios e úmidos do ano.